Por que ficamos em casa? Fatores psicológicos, sociais, políticos e outros impactos sobre comportamentos na pandemia
18 de setembro de 2020

Projeto “Quarentena ao Vivo” da UFSCar apresenta hoje, em debate on-line, resultados de estudo internacional que mostrou vínculo entre identidade nacional e prevenção à COVID-19

Por que ficamos em casa? Fatores psicológicos, sociais, políticos e outros impactos sobre comportamentos na pandemia

Projeto “Quarentena ao Vivo” da UFSCar apresenta hoje, em debate on-line, resultados de estudo internacional que mostrou vínculo entre identidade nacional e prevenção à COVID-19

18 de setembro de 2020

 

Agência FAPESP – A nova edição do projeto “Quarentena ao Vivo” acontece hoje (18/09), às 10:30 horas, com o debate intitulado “Por que ficamos em casa? Fatores psicológicos, sociais, políticos e outros impactos sobre comportamentos na pandemia”, organizado pelo Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

A conversa partirá dos resultados de um estudo internacional que reuniu mais de 200 pesquisadores em todo o mundo para compreender os motivos pelos quais as populações adotaram comportamentos para prevenção da COVID-19 ou ficaram contrárias às políticas públicas voltadas ao isolamento e uso de máscara. A pesquisa, aplicada em mais de 40 mil pessoas em 67 países, identificou vínculos entre esses comportamentos e a identidade nacional, além de mostrar relação com a ideologia política de cada pessoa.

O debate contará com a participação do professor Paulo Boggio, do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e Carolina Botelho, cientista política e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Boggio é um dos pesquisadores principais do estudo, realizado pela Colaboração Internacional em Psicologia Social e Moral da Covid-19, e Botelho acrescentará, com base nas ciências do comportamento, a reflexão sobre o contexto político, especialmente o brasileiro.

“Quarentena ao Vivo” é uma realização do Laboratório Aberto de Interatividade para a Disseminação do Conhecimento Científico e Tecnológico (LAbI) da UFSCar. As conversas são transmitidas pelas redes sociais do LAbI, no Facebook e canal ClickCiência no YouTube, sem necessidade de inscrição ou limite de vagas, e os participantes podem interagir com os convidados durante a live por meio de comentários nessas redes sociais.

O projeto tem apoio do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e do Centro de Inovação em Novas Energias (CINE). O CDMF é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na UFSCar. O CINE é um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) constituído pela FAPESP e Shell, com sede na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais informações: https://bit.ly/350HUXP.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.