Duas vagas são oferecidas em projeto desenvolvido na UFSCar que visa a estruturação de um processo decisório para paisagens agrícolas (imagem: Pixabay)

Treinamento técnico em geoprocessamento com bolsas da FAPESP
06 de agosto de 2019

Duas vagas são oferecidas em projeto desenvolvido na UFSCar que visa a estruturação de um processo decisório para paisagens agrícolas

Treinamento técnico em geoprocessamento com bolsas da FAPESP

Duas vagas são oferecidas em projeto desenvolvido na UFSCar que visa a estruturação de um processo decisório para paisagens agrícolas

06 de agosto de 2019

Duas vagas são oferecidas em projeto desenvolvido na UFSCar que visa a estruturação de um processo decisório para paisagens agrícolas (imagem: Pixabay)

 

Agência FAPESP – Duas vagas de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP são oferecidas no âmbito do projeto regular “Estruturação de processo decisório, visando à priorização de área em Programas de Serviços Ecossistêmicos Hídricos”. As inscrições devem ser feitas até 10 de agosto de 2019.

Desenvolvido na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus de Sorocaba, o projeto tem como objetivo a estruturação de um processo decisório para paisagens agrícolas, tendo em vista a espacialização de áreas prioritárias à conservação florestal em Programas de Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos. O processo decisório será desenvolvido no ambiente dos Sistemas de Informações Geográficas, no contexto da Avaliação Multicriterial (AMC).

Para uma das vagas, o bolsista será responsável pelas seguintes atividades: diagnóstico da dinâmica espaço-temporal da estrutura da paisagem de estudo a partir da geração de mapas de uso e cobertura do solo; geração de planos de informação e mapas de critérios importantes ao projeto; geração de métricas de ecologia da paisagem; e desenvolvimento de atividades no âmbito da AMC.

A segunda vaga prevê como atividades: diagnóstico dos fragmentos florestais por sensoriamento remoto de alta resolução e em campo com levantamento fitossociológico; análise estatística dos dados levantados; geração de planos de informação e mapas de critérios importantes ao projeto.

Os candidatos para as duas oportunidades devem ter graduação em Engenharia Florestal, Agronômica, Biologia, Geografia ou Gestão Ambiental ou afins, sem reprovações no histórico escolar. É importante ter conhecimento e habilidade prática em sistemas de informações geográficos e em softwares de processamento digital de imagens.

As inscrições devem ser feitas enviando, em formato PDF, curriculum vitae, cópia do certificado de graduação, cópia do histórico escolar completo e carta de interesse para a coordenadora do projeto, a professora Roberta Averna Valente (roavalen@ufscar.br).

O processo seletivo consistirá de avaliação do perfil dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados e entrevistas com os candidatos (pessoalmente ou por videoconferência). O resultado será divulgado por e-mail ao final do processo seletivo.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/3061.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação deverá ser de 16 a 40 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.