Candidatos podem se inscrever até 24 de março para vaga oferecida no Instituto de Física Gleb Wataghin (imagem: Tanvash / Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em magnetismo na Unicamp com bolsa da FAPESP
18 de março de 2019

Candidatos podem se inscrever até 24 de março para vaga oferecida no Instituto de Física Gleb Wataghin

Pós-doutorado em magnetismo na Unicamp com bolsa da FAPESP

Candidatos podem se inscrever até 24 de março para vaga oferecida no Instituto de Física Gleb Wataghin

18 de março de 2019

Candidatos podem se inscrever até 24 de março para vaga oferecida no Instituto de Física Gleb Wataghin (imagem: Tanvash / Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP foi aberta para o projeto "Efeitos de dimensionalidade nas propriedades físicas de materiais intermetálicos magnetoestrictivos e de tipo Heusler: Arquiteturas de 1 a 3 dimensões", que é coordenado pelo professor Kleber Roberto Pirota. O prazo de inscrição termina no dia 24 de março de 2019.

O projeto está sendo desenvolvido no Laboratório de Materiais e Baixas Temperaturas (LMBT) do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), junto com a Universidade do Porto, em Portugal, Universidad del País Vasco (UPV/EHU), da Espanha, e Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos.

O objetivo geral é o estudo dos efeitos da redução da dimensionalidade em ligas intermetálicas com propriedades magnéticas promissoras, via o crescimento de nanofios/nanoestruturas pelo método do fluxo metálico em membranas de alumina nanoporosa. O projeto inclui a investigação de ligas apresentando comportamento expressivo de magnetostricção, magneto-calorimetria e de polarização de spin.

O candidato deverá ter experiência comprovada em pelo menos uma das seguintes áreas: ligas de Heusler, materiais nanoestruturados, crescimento de materiais, propriedades magnéticas e técnicas experimentais de caracterização de materiais.

A bolsa terá duração de 36 meses. Os interessados devem enviar por e-mail, para lmbt@ifi.unicamp.br, os seguintes documentos: curriculum vitae, carta de interesse e contato de duas referências.

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2592.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.