Bolsista participará de pesquisa sobre produtividade de bioetanol na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (foto: CNPEM)

Pós-doutorado em Engenharia Química com bolsa da FAPESP
06 de novembro de 2018

Bolsista participará de pesquisa sobre produtividade de bioetanol na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp

Pós-doutorado em Engenharia Química com bolsa da FAPESP

Bolsista participará de pesquisa sobre produtividade de bioetanol na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp

06 de novembro de 2018

Bolsista participará de pesquisa sobre produtividade de bioetanol na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp (foto: CNPEM)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Desenvolvimento integrado de biorrefinaria e planta de bioetanol de cana-de-açúcar com emissão zero de CO2: rotas para converter recursos renováveis em bioprodutos e bioeletricidade” dispõe de uma vaga de pós-doutorado, com bolsa da FAPESP, na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. O prazo de inscrição se encerra no dia 9 de novembro de 2018.

Coordenado pelo professor Rubens Maciel Filho, o projeto de pós-doutorado tem como objetivo avaliar processos que visem ao aumento da produtividade de bioetanol a partir do uso de misturas de açúcares provenientes da biomassa lignocelulósica em sistema de produção integrada.

A proposta produzirá biocombustível e substâncias químicas dentro de um contexto de integração de processos em uma biorrefinaria de cana-de-açúcar.

É desejável que o candidato tenha doutorado em Engenharia de Alimentos, Engenharia Química ou áreas relacionadas, com ênfase no desenvolvimento de bioprocessos. Além disso, ele deverá ter experiência comprovada com simulação e controle de processos, programação usando software Labview, fermentação alcoólica (fermentação C5 e C6, cinética de processo, modelagem matemática), metabolismo e fisiologia microbiana, sistemas integrados de produção e remoção do produto in loco.

A inscrição pode ser feita enviando curriculum vitae, carta de interesse, nomes e e-mails de duas pessoas de referência para o e-mail do professor Francisco Maugeri (maugeri@unicamp.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2435.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, ele poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.