Departamento de Psiquiatria da USP tem duas vagas para projeto sobre tratamento, em Unidades Básicas de Saúde, de idosos com depressão (foto: Wikimedia)

Pós-doutorado em ciências da saúde com bolsa da FAPESP
21 de agosto de 2018

Departamento de Psiquiatria da USP tem duas vagas para projeto sobre tratamento, em Unidades Básicas de Saúde, de idosos com depressão

Pós-doutorado em ciências da saúde com bolsa da FAPESP

Departamento de Psiquiatria da USP tem duas vagas para projeto sobre tratamento, em Unidades Básicas de Saúde, de idosos com depressão

21 de agosto de 2018

Departamento de Psiquiatria da USP tem duas vagas para projeto sobre tratamento, em Unidades Básicas de Saúde, de idosos com depressão (foto: Wikimedia)

 

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa conduzido no Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP abriu duas vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. As inscrições poderão ser feitas até dia 10 de setembro de 2018.

As oportunidades são para o Projeto Temático “Ensaio clínico controlado e randomizado para idosos com depressão residentes em áreas desprivilegiadas de São Paulo, Brasil”, coordenado pela professora Marcia Scazufca.

O objetivo da pesquisa é avaliar a efetividade e o custo-efetividade de uma intervenção psicossocial para idosos com depressão cadastrados em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com a Estratégia Saúde da Família no município de Guarulhos (SP).

Para uma das oportunidades, o bolsista atuará como coordenador da intervenção psicossocial. Atividades do candidato incluem organizar a logística dos atendimentos psicossociais, entrar em contato com os gerentes das 10 UBS alocadas para o grupo intervenção, finalizar e testar aplicativo que será utilizado durante os atendimentos psicossociais e dos manuais para treinamento dos agentes comunitários de saúde que realizarão a intervenção, entre outras. Para a vaga é exigido doutorado em áreas relacionadas a Ciências da Saúde.

A outra vaga é para coordenador de pesquisa, responsável pelas atividades relacionadas à organização da logística, coordenação e avaliação da coleta de dados do estudo.

O selecionado também será responsável por entrar em contato com os 20 gerentes das UBS participantes do estudo e coordenadores de saúde de Guarulhos, preparar e testar os protocolos de pesquisa, manuais e aplicativos utilizados para a coleta de dados, entre outras atividades. 

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentos anexos em formato PDF, para scazufca@gmail.com, coordenadora do projeto. Os documentos necessários para a inscrição são currículo Lattes, cópia do certificado de doutor, duas cartas de recomendação e carta explicando o interesse pela posição e as qualificações para participar do projeto.

O processo seletivo terá duas fases. Na primeira, será feita avaliação do perfil dos candidatos por meio da análise dos documentos enviados. A segunda etapa consistirá de entrevistas com os candidatos (pessoalmente ou videoconferência). O resultado será divulgado por e-mail ao final do processo seletivo.

Mais informações sobre as vagas em www.fapesp.br/oportunidades/2301 e www.fapesp.br/oportunidades/2302.

As oportunidades estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.174,80 mensais (o valor será de R$ 7.373,10 após 1º de setembro de 2018) e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílios diferentes e precisem se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderão ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.