Informação Quântica, Física e Arte
27 de fevereiro de 2018

Primeiras edições de 2018 de Papos de Física e Ciência em Diálogo, do ICTP-SAIFR, tratarão, respectivamente, de efeitos da teoria quântica e física nas músicas

Informação Quântica, Física e Arte

Primeiras edições de 2018 de Papos de Física e Ciência em Diálogo, do ICTP-SAIFR, tratarão, respectivamente, de efeitos da teoria quântica e física nas músicas

27 de fevereiro de 2018

 

Agência FAPESP – O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) retoma suas atividades de extensão com os eventos gratuitos Papos de Física, no Tubaína Bar, e o Ciência em Diálogo: Física e Arte, no Instituto Moreira Salles.

“Informação quântica ou como tirar vantagem dos paradoxos da teoria quântica” será o tema do próximo Papos de Física, no dia 1º de março de 2018, das 19 às 21 horas, no Tubaína Bar (rua Haddock Lobo, 74, Cerqueira César, São Paulo).

Nessa primeira edição de 2018, o professor Leandro Aolita (Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro) discutirá efeitos contraintuitivos e surpreendentes da teoria quântica e como eles têm se tornado recursos potenciais para resolver problemas de processamento de informação.

A primeira edição do ano de Ciência em Diálogo terá como tema “Música e Som”. Os professores Nathan Jacob Berkovits (Instituto de Física Teórica da Unesp) e Florivaldo Menezes Filho (Instituto de Artes da Unesp) debaterão questões relacionadas às propriedades físicas no som da música no dia 2 de março.

Quais propriedades destas vibrações distinguem som de música? Um computador pode compor música? Essas e outras questões serão discutidas no evento.

A entrada é gratuita e haverá distribuição de senhas 30 minutos antes do início do evento, que ocorrerá das 19 às 21 horas no Instituto Moreira Salles (av. Paulista, 2424, Bela Vista, São Paulo).

Mais informações: www.ictp-saifr.org/papos/ e https://goo.gl/ka95Ho.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.