Bolsista integrará equipe do Projeto Temático sobre mapeamento e análise do agro-hidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema (Foto:Pontal do Paranapanema/ Nasa/Wikimedia Commons)

Pós-doutorado em Geografia do Trabalho com Bolsa da FAPESP
07 de dezembro de 2016

Bolsista integrará equipe do Projeto Temático sobre mapeamento e análise do agro-hidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema

Pós-doutorado em Geografia do Trabalho com Bolsa da FAPESP

Bolsista integrará equipe do Projeto Temático sobre mapeamento e análise do agro-hidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema

07 de dezembro de 2016

Bolsista integrará equipe do Projeto Temático sobre mapeamento e análise do agro-hidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema (Foto:Pontal do Paranapanema/ Nasa/Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Presidente Prudente (SP), dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado na área de Geografia Humana, com Bolsa da FAPESP. O prazo para inscrições encerra-se em 13 de dezembro de 2016.

A oportunidade está vinculada ao Projeto Temático “Mapeamento e análise do território do agro-hidronegócio canavieiro no Pontal do Paranapanema – São Paulo – Brasil: Relações de trabalho, conflitos e formas de uso da terra e da água, e a saúde ambiental” , que se desenvolve no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

O objetivo do Temático, segundo seu coordenador, Antonio Thomaz Junior, é desenvolver abordagem crítica acerca das questões da agroenergia e dos agrocombustíveis, com as atenções voltadas para a expansão e consolidação do capital agroindustrial canavieiro e os impactos nas formas de uso da terra e da água e na saúde do trabalhador, no contexto do Polígono do Agro-hidronegócio, no Pontal do Paranapanema, em São Paulo.

O projeto de Pós-Doutorado deverá contemplar o aprofundamento teórico e metodológico das ações de mapeamento propostas no âmbito dos objetivos do Projeto Temático.

As ações de pesquisa a serem desenvolvidas pelo bolsista priorizarão a utilização de metodologias qualitativas, sobretudo de mapeamento participativo, para auxiliar no aprofundamento da compreensão das transformações provocadas pela expansão do agro-hidronegócio canavieiro e suas consequências para o trabalho: assalariado, migrante, camponês (assentado), acampados etc.

O bolsista deverá ter experiência nos assuntos principais envolvidos na pesquisa (expansão territorial da produção de commodities no Brasil, precarização do trabalho e suas implicações para o trabalhador), bem como competências relativas ao uso de metodologias de pesquisa qualitativa (entrevistas, história de vida, história oral etc.) e participativa (cartografia social, pesquisa participante etc.).

A duração da bolsa será desde o mês da viabilização até julho de 2018. O bolsista desenvolverá seu projeto no Centro de Estudos do Trabalho, Ambiente e Saúde (Cetas) da FCT.

Os candidatos deverão manifestar seu interesse enviando curriculum vitae para o e-mail tematico.cetas@gmail.com.

Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1368 

O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.