Faculdade de Engenharia de Alimentos oferece oportunidade para pesquisa em compostos bioativos de frutas e vegetais (Foto: Wikimedia Commons)

Pós-Doutorado em Ciência de Alimentos com Bolsa da FAPESP
29 de novembro de 2016

Faculdade de Engenharia de Alimentos oferece oportunidade para pesquisa em compostos bioativos de frutas e vegetais

Pós-Doutorado em Ciência de Alimentos com Bolsa da FAPESP

Faculdade de Engenharia de Alimentos oferece oportunidade para pesquisa em compostos bioativos de frutas e vegetais

29 de novembro de 2016

Faculdade de Engenharia de Alimentos oferece oportunidade para pesquisa em compostos bioativos de frutas e vegetais (Foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático "Nova plataforma de descoberta de compostos para identificação rápida e de baixo custo de bioativos com efeitos benéficos originários de plantas brasileiras" oferece oportunidade de pós-doutoramento com Bolsa da FAPESP.

O bolsista selecionado, que poderá ser brasileiro ou estrangeiro altamente qualificado, integrará a equipe de pesquisadores do Laboratório de Compostos Bioativos e Bioaromas, localizado no Departamento de Ciência de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, em Campinas.

Os candidatos devem possuir título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior, e experiência comprovada em identificação e qualificação em compostos bioativos, com foco em oligossacarídeos, detecção de seu papel prebiótico, polifenóis de frutas e vegetais. Experiência em língua inglesa e capacidade de trabalhar em equipes interdisciplinares também são desejadas.

Segundo a professora Glaucia Maria Pastore, responsável pelo projeto, os compostos bioativos das frutas e vegetais serão investigados utilizando técnicas de análise de última geração, tais como cromatografia líquida de alta eficiência (HPLC-MS), cromatografia de íons acoplado com detecção amperometria pulsada (HPAEC-PAD) e cromatografia gasosa – acoplada a espectrometria de massa (CG-MS).

“Para os oligossacarídeos e compostos fenólicos será utilizada técnica de HPLC e para os lipídios, GC-MS. Quando possível, os perfis dos compostos serão obtidos diretamente a partir das culturas via técnica de espectrometria de massas com ionização por eletrospray, modo íon positivo (EASI (+) - MS)”, explicou.

Os extratos das frutas tropicais serão também avaliados quanto a suas propriedades funcionais por meio de ensaios in vivo com animais e seres humanos, após a pré-seleção de ensaios in vitro.

As inscrições serão recebidas exclusivamente por e-mail, com documentação anexa em formato PDF e enviadas para a professora Pastore (glaupast@unicamp.br) até 5 de dezembro de 2016.

Documentos necessários: curriculum vitae resumido, incluindo trabalhos publicados na área que atestem a capacidade de realização do projeto.

Mais informações sobre a oportunidade: fapesp.br/oportunidades/1336.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.819,30 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.