Spread Wolbachia in natural populations and possible dengue control
21 de dezembro de 2015

Michael Turelli, do Department of Evolution and Ecology da University of California, Davis

Spread Wolbachia in natural populations and possible dengue control

Michael Turelli, do Department of Evolution and Ecology da University of California, Davis

21 de dezembro de 2015

 

Agência FAPESP – O Instituto de Biociências da USP realizará a palestra “Spread Wolbachia in natural populations and possible dengue control” no dia 19 de janeiro de 2016, a partir das 11h.

O palestrante será Michael Turelli, do Department of Evolution and Ecology da University of California, Davis.

Wolbachia é um gênero de bactérias simbióticas que geralmente vivem dentro das células dos hospedeiros invertebrados. Elas podem se espalhar nas populações por meio da manipulação na reprodução dos hospedeiros com o favorecimento de fêmeas infectadas. Por conta disso, a Wolbachia pode ser usada, por exemplo, como controle biológico na transmissão do vírus da dengue.

Desde 1986, Turelli e Ary Hoffmann (da University of Melbourne) têm documentado exemplos de distribuições rápidas de Wolbachia por populações naturais de Drosophila simulans. Essas pesquisas têm ajudado em iniciativas de controle de dengue em países como Austrália, Vietnã, Indonésia, Brasil e Colômbia.

A palestra é organizada pelo professor Rodrigo Cogni, do Departamento de Ecologia do IB, e será realizada no anfiteatro geral da Zoologia, r. do Matão, 321, trav. 14, Cidade Universitária, São Paulo. Não há necessidade de inscrição.

Mais informações: rodrigocogni@gmail.com
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.