Pedro Tauil, da UnB, considera três os grandes desafios para que malária possa ser debelada (foto: E. Geraque)

Frentes contra a malária
25 de junho de 2004

Em conferência durante o 6º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Pedro Tauil, da UnB, apresentou os três grandes desafios que considera essenciais para que as epidemias de malária possam ser melhor controladas

Frentes contra a malária

Em conferência durante o 6º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Pedro Tauil, da UnB, apresentou os três grandes desafios que considera essenciais para que as epidemias de malária possam ser melhor controladas

25 de junho de 2004

Pedro Tauil, da UnB, considera três os grandes desafios para que malária possa ser debelada (foto: E. Geraque)

 

Por Eduardo Geraque, de Olinda

Agência FAPESP - Defensor de uma abordagem multissistêmica de controle a malária, Pedro Tauil, da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília (UnB), considera três os grandes desafios para que a doença, que no Brasil surge principalmente na Amazônia, possa ser cada vez mais debelada.

"Definiria três grandes áreas, onde esses desafios estariam presentes", disse o pesquisador durante conferência no 6º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, que ocorreu esta semana em Olinda (PE). "Eles são de ordem científica, operacional e política". No caso das vacinas, por exemplo, colocada pelo pesquisador no primeiro grupo, essa verdadeira "obsessão mundial" tem que ser melhor analisada.

Na visão de Tauil, vacinas para fins específicos, como algumas de curta duração, podem ter mais sucesso que aquelas pensadas para imunizar o ser humano por longos períodos de vida, como ocorre com a febre amarela, que tem um prazo de validade de dez anos.

No campo operacional, o desafio maior estaria em ações integradas entre órgãos governamentais ou de alguma forma envolvidas com o controle de epidemias. Como a ocupação de novas áreas antes não povoadas pelo homem ocorre de forma simultânea, no caso amazônico, por exemplo, vai ser sempre necessário uma combinação de ações entre os ministérios da Reforma Agrária e do Meio Ambiente. "Essa questão é também essencial", afirma.

Apesar dos óbitos por ano de malária do Brasil estarem relativamente baixos – menos de 100 –, os casos da doença nos últimos anos voltaram a aumentar. Uma das regiões que contribuíram para isso é a periferia de Manaus. "A população começou a ocupar áreas cada vez mais próximas da floresta e a entrar em contato com mais intensidade com os mosquitos", explica Tauil.

Segundo o médico da UnB, o que vem ocorrendo na capital do Estado foi visto no passado na Amazônia. "Acredito que esse é um típico desafio de ordem política. Se as esferas governamentais se acertarem, será mais fácil fazer o diagnóstico precoce e também desenvolver medidas que ajudem no combate ao mosquito", afirmou.

Apesar de estar voltado para a região Amazônica, Tauil lembra que 80% do território brasileiro pode ser considerado receptivo ao mosquito transmissor da malária. "Isso mostra que a vigilância contra a doença é necessária em quase todo o país. Não se pode descuidar", disse.

Nos últimos anos, segundo o pesquisador, foram registrados centenas de casos em Estados como Ceará, Minas Gerais e Paraná, onde a malária fazia tempo que não chegava com essa intensidade vista recentemente.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.