Centro será voltado ao aumento do conhecimento sobre doenças e ao desenvolvimento de fármacos que possam responder a necessidades médicas não atendidas (Lafer e Rengifo na assinatura do acordo / foto: Leandro Negro)

GSK e FAPESP criarão Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada
25 de junho de 2014

Centro será voltado ao aumento do conhecimento sobre doenças e ao desenvolvimento de fármacos para necessidades médicas não atendidas

GSK e FAPESP criarão Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada

Centro será voltado ao aumento do conhecimento sobre doenças e ao desenvolvimento de fármacos para necessidades médicas não atendidas

25 de junho de 2014

Centro será voltado ao aumento do conhecimento sobre doenças e ao desenvolvimento de fármacos que possam responder a necessidades médicas não atendidas (Lafer e Rengifo na assinatura do acordo / foto: Leandro Negro)

 

Agência FAPESP – A FAPESP e a GlaxoSmithKline Brasil (GSK) anunciaram nesta terça-feira (24/06) um acordo de cooperação para a criação de um Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada no Brasil.

O Centro terá por objetivo estimular o avanço da pesquisa básica e o potencial desenvolvimento de fármacos que possam responder a necessidades médicas não atendidas. Serão aplicados recursos para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de doenças respiratórias, doenças metabólicas, imunologia-inflamação e antibacterianos-antivirais.

A iniciativa receberá investimentos igualmente compartilhados entre FAPESP e GSK da ordem de US$ 1,5 milhão por ano, por um período de 10 anos. Localizado no Estado de São Paulo, o Centro vai desenvolver pesquisa de nível internacional, cuja aplicação será feita a partir do Brasil.

A cerimônia de assinatura do novo acordo de cooperação entre FAPESP e GSK contou com a presença de Cesar Rengifo, presidente e gerente geral da GSK no Brasil, Antonio José, diretor médico e regulatório da GSK Brasil, e Paulo Ieno, gerente de Relações Governamentais. Também estiveram presentes Celso Lafer, presidente da FAPESP, Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação.

Durante a assinatura do acordo, na sede da Fundação, também foi divulgada uma chamada de propostas, dirigida a pesquisadores em universidades e instituições de pesquisa localizadas no Estado de São Paulo. Será selecionada uma proposta para o estabelecimento do Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada.

Os interessados terão até o dia 3 de outubro de 2014 para apresentar suas propostas de constituição do Centro. As propostas deverão incluir um programa de educação e difusão do conhecimento e de transferência de tecnologia.

Investimento em pesquisa e inovação

O Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada reforça a parceria entre a GSK e a FAPESP. Em outubro de 2013, as instituições anunciaram a criação de um Centro de Excelência em Química Sustentável, voltado para a pesquisa de novos compostos e processos para o desenvolvimento de produtos químicos sustentáveis utilizados no desenvolvimento de novos medicamentos.

De acordo com Cesar Rengifo, o Brasil foi escolhido pela empresa para sediar este Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada porque o país é um vasto campo de oportunidades nesta área. “Buscamos diversificar e descentralizar nossas fontes de pesquisa para novas descobertas e, com isso, permitir o aumento do acesso aos medicamentos pela população”, disse.

Segundo Rengifo, a pesquisa brasileira, embora avançada, ainda carece de mecanismos para que o conhecimento produzido seja aplicado pelo setor produtivo. “Estamos convencidos de que do Brasil virão medicamentos que estarão disponíveis entre 10 e 15 anos e queremos ajudar a criar um círculo virtuoso que contribua para isso”, disse.

Para Celso Lafer, o modelo do Centro possibilitará um planejamento de longo prazo tanto para a produção como para a aplicação do conhecimento. “O Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada viabilizará o desenvolvimento de estudos conjuntos em temas de extrema importância para a saúde, seguindo o mesmo modelo do programa CEPID, da FAPESP. Isso possibilitará gerar conhecimento de forma compartilhada, por um período de 10 anos, em áreas de interesse comum entre as instituições envolvidas e com resultados potenciais para aplicação”, disse.

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, destacou que o acordo com a GSK tem características especiais em termos de fomento à pesquisa no Brasil.

“A iniciativa é significativa e deve trazer impacto nas áreas envolvidas, tanto em termos de produção de conhecimento científico quanto de aplicação desse conhecimento”, disse, lembrando que a experiência da FAPESP em fomentar pesquisa e da GSK em aplicar resultados devem trazer benefícios públicos.

A estimativa é de que o Centro de Excelência em Pesquisa Básica Orientada comece a operar em 2015. A chamada de propostas de pesquisa está disponível em www.fapesp.br/8727. O acordo de cooperação está em www.fapesp.br/8725.

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.