1924: A Revolução Esquecida
23 de janeiro de 2009

Exposição será lançada no dia 25 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, pelo governador José Serra

1924: A Revolução Esquecida

Exposição será lançada no dia 25 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista, pelo governador José Serra

23 de janeiro de 2009

 

Agência FAPESP – Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, a exposição 1924: A Revolução Esquecida será inaugurada no dia 25 de janeiro, no Palácio dos Bandeirantes, pelo governador José Serra. A abertura ao público será no dia 27.

Organizada pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo, a mostra aborda os principais acontecimentos que marcaram a cidade em 1924, quando no mês de julho ela foi palco de um conflito armado que durou pouco mais de 20 dias.

No conflito armado, de um lado estavam tropas federais em defesa de Artur Bernardes e, de outro, parte do Exército Nacional e da Força Pública Estadual tentavam destituí-lo. Na época, vários pontos da cidade foram destruídos pelos bombardeios.

A exposição reúne materiais, coletados no processo-crime movido pela Justiça Federal contra os rebeldes, como cartas, fotografias, mapas, objetos e jornais da época.

No mesmo dia será lançado o site do Arquivo Público do Estado de São Paulo, que abriga um banco de dados com uma coleção de 432 cartas trocadas entre os chefes da Revolução de 1924.

Mais informações: monitoria@sp.gov.br ou telefone (11) 2193-8282.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.