Museu de Arqueologia e Etnologia da USP tem oportunidades para bolsista atuar em projeto temático (MAE/USP)

Pós-doutorado em Arqueologia e em Etnologia com Bolsa da FAPESP
10 de março de 2014

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP tem oportunidades para bolsista atuar em projeto temático

Pós-doutorado em Arqueologia e em Etnologia com Bolsa da FAPESP

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP tem oportunidades para bolsista atuar em projeto temático

10 de março de 2014

Museu de Arqueologia e Etnologia da USP tem oportunidades para bolsista atuar em projeto temático (MAE/USP)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Jê Landscapes of Southern Brazil: Ecology, History and Power in a transitional landscape during the Late Holocene”, apoiado pela FAPESP e desenvolvido no âmbito de um acordo de cooperação com os Conselhos de Pesquisa do Reino Unido, tem duas oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado para pesquisa no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP).

Uma delas é para atuar na área de Arqueologia. O bolsista administrará o banco de dados de informação geográfica (SIG) do projeto temático, que será montado a partir da consulta de projetos de arqueologia acadêmica e de arqueologia preventiva depositados no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Santa Catarina e a partir da alimentação de dados gerados pelo próprio projeto.

O banco de dados permitirá verificar em que medida variáveis locais influenciaram a localização dos assentamentos, a formação das comunidades e a diversidade da cultura material dos grupos Jê do Sul e explorar padrões espaciais de distribuição dos assentamentos em lugares de habitação ou em lugares de ritual, como alinhamentos, orientação, intervisibilidade acumulada, caminhos potenciais de circulação no território, entre outras análises de geoprocessamento.

Já o bolsista da área de Etnologia deverá reunir e sintetizar os dados etno-históricos e etnográficos sobre os grupos Jê do Sul, de maneira a verificar quaisquer princípios subjacentes comuns na organização social e na distribuição espacial dos grupos Jê meridionais, bem como seus correlatos materiais.

Para tanto, trabalhará em conjunto com a equipe, buscando correlacionar os padrões espaciais e materiais documentados histórica e etno-historicamente com os padrões revelados no trabalho arqueológico.

Além disso, espera-se que o bolsista desenvolva práticas de arqueologia pública que visem à integração dos conhecimentos arqueológicos compilados com aqueles tradicionais das comunidades indígenas envolvidas, por meio da divulgação do trabalho arqueológico para as comunidades indígenas e locais e de um programa de educação patrimonial.

Para participar do processo de seleção, os candidatos devem encaminhar carta de apresentação justificando o interesse pela vaga e currículo vitae com indicação de pelo menos três professores/pesquisadores como referência, para o e-mail lar.mae@usp.br.

A data-limite para inscrições é 18 de março de 2014. Mais informações sobre a oportunidade: http://www.fapesp.br/oportunidades/573.

Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 5.908,80 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.