166 anos de ensino e pesquisa
04 de abril de 2005

Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, mais antiga da América Latina, faz aniversário nesta segunda-feira (4/4), com homenagens a ex-alunos, assembléias e sessão solene

166 anos de ensino e pesquisa

Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto, mais antiga da América Latina, faz aniversário nesta segunda-feira (4/4), com homenagens a ex-alunos, assembléias e sessão solene

04 de abril de 2005

 

Agência FAPESP - A Escola de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), em Minas Gerais, completa na segunda-feira (4/4) 166 anos de fundação. Para comemorar, a mais antiga escola de farmácia na América Latina realizará uma programação especial com homenagens a ex-alunos, assembléias e sessão solene.

Segundo a diretora Lisiane da Silveira, a Escola de Farmácia tem muitas razões para comemorar, entre elas a formação de cerca de cem farmacêuticos altamente qualificados a cada ano. "O curso foi considerado cinco estrelas pelo Guia do Estudante da Editora Abril, em 2004, sendo que entre todos os cursos avaliados só dois receberam essa nota", disse em comunicado da instituição.

Apesar dos indicadores positivos, Lisiane lembra que há ainda muitos desafios a vencer. "A Escola tem hoje dois grandes objetivos, que estão intimamente relacionados: a implantação de um programa de pós-graduação em ciências farmacêuticas e a construção de um novo prédio no Campus Morro do Cruzeiro, adequado para desenvolver nossas atividades dentro das demandas científicas do século 21", ressalta.

A Escola de Farmácia da Ufop funciona desde 1839 na antiga sede da Assembléia Provincial, local onde foi jurada a primeira Constituição Republicana de Minas Gerais. Está dividida em dois departamentos: o de Farmácia, com 13 laboratórios, e o de Análises Clínicas, com cinco, dentre eles o Laboratório Piloto de Análises Clínicas.

Este último atende gratuitamente a população de Ouro Preto e região, realizando 4 mil exames por mês, além de servir de local para a prática dos alunos na disciplina Estágio Supervisionado.

Em pós-graduação, a escola oferece os cursos de especialização em análises clínicas e tecnologia farmacêutica e prepara-se para oferecer também o mestrado em ciências farmacêuticas.

Em 1969, a união da Escola de Farmácia, da Escola de Minas e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais marcou o início da Universidade Federal de Ouro Preto.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.