Objetivo do laboratório, instalado com apoio da FAPESP, é possibilitar o acesso dos pesquisadores a equipamentos sofisticados para realização de projetos de física aplicada (Unicamp)

Instituto de Física da Unicamp inaugura Laboratório de Multiusuários
08 de maio de 2012

Instituto de Física da Unicamp inaugura Laboratório de Multiusuários

08 de maio de 2012

Agência FAPESP – O Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Unicamp inaugurou oficialmente o Laboratório de Multiusuários (Lamult).

Instalado com apoio da FAPESP, por meio do Programa Multiusuários, o objetivo do laboratório é possibilitar o acesso dos pesquisadores do IFGW e de outras instituições de pesquisa a equipamentos mais sofisticados para realização de estudos na área.

No momento, 35 equipamentos estarão à disposição da comunidade científica, dos quais 15 para uso em pesquisa e os 20 restantes para uso mais comum. São voltímetros e microscópios, por exemplo, que se prestam a fazer a manutenção dos equipamentos de pesquisa.

O parque instrumental da Lamult também possui, entre outros equipamentos, um espectrômetro de massa de íons secundários (Sims), difratômetro de raios X D8 da Bruker, gravadora EGX350 da Roland e detector de fugas para vácuo Leak Detector Varian MR15 da Agilent Technologies.

Outro equipamento de destaque no laboratório é um microscópio optoeletrônico que promove um aumento de até 20 mil vezes na imagem. O microscópio que analisa superfícies de materiais tem um funcionamento similar a um microscópio óptico, mas com um amplo poder de ampliação.

Uma das aplicações do equipamento está na indústria automobilística, para análise da superfície de vários tipos de materiais utilizados na composição dos carros.

Mauro Monteiro Garcia de Carvalho, professor do IFGW e coordenador do Lamult, espera que os pesquisadores frequentem o laboratório e que criem uma cultura de dividir o uso de equipamento, como ocorre em outros países onde há laboratórios similares.

“Isso melhora o nível da pesquisa, pois cada vez mais será possível contar com equipamentos mais atualizados. Pretendemos que o laboratório seja de todos e que expanda muito suas atividades”, disse.

Para utilizar os equipamentos do Lamult, os pesquisadores deverão agendar uma data no site do laboratório.