Programação inclui palestras com Carlos Vogt, Yuri Castelfranchi e Carlos Fioravanti, editor especial da revista Pesquisa FAPESP, e mesas-redondas com responsáveis pelas áreas de Comunicação do Instituto Butantan, Fiocruz, USP e FAPESP
Programação inclui palestras com Carlos Vogt, Yuri Castelfranchi e Carlos Fioravanti, editor especial da revista Pesquisa FAPESP, e mesas-redondas com responsáveis pelas áreas de Comunicação do Instituto Butantan, Fiocruz, USP e FAPESP
Agência FAPESP – A programação do segundo dia do 1º Congresso de Divulgação Científica inicia hoje (28/09), às 9 horas, com uma série de minicursos que podem ser conferidos na página do evento.
Às 11 horas está agendada a palestra Jornalismo Científico – virtudes e fragilidades, a ser proferida por Carlos Fioravanti, editor especial da revista Pesquisa FAPESP, vencedor do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020, na categoria Jornalista em Ciência e Tecnologia, promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), tendo como debatedor José Roberto Ferreira, diretor da Acadêmica Agência de Comunicação, organizadora do congresso.
A palestra Trajetória e desafios da divulgação científica no Brasil, às 15 horas, terá como palestrante Yuri Castelfranchi, professor associado da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde coordena o Observatório InCiTe (Inovação, Cidadania, Tecnociência) e o curso de especialização em Comunicação Pública da Ciência, "Amerek". A debatedora será Fabíola de Oliveira, doutora em jornalismo científico pela Universidade de São Paulo (USP) e vencedora do Prêmio José Reis de Jornalismo Científico em 2002.
Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e ex-presidente da FAPESP, proferirá palestra com o tema Divulgação científica para a cultura científica, às 19h30. A debatedora será Vanessa Fagundes, doutoranda em Sociologia do Conhecimento, da Ciência e da Tecnologia pela UFMG e assessora de comunicação da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).
A programação de hoje inclui duas mesas-redondas: Diversidade étnica e cultural na DC: saberes institucionalizados, às 15h40, e Divulgação Científica na pandemia: aprendizado e legado, às 20h.
Participarão da primeira mesa, coordenada por Ricardo Alexino Ferreira, professor associado da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o historiador e escritor Carlos Eduardo Dias Machado, vice-coordenador do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho da ECA-USP, o diretor executivo do Instituto Cultural Steve Biko (ICSB), Lázaro Cunha Graduado, e o professor da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Renan Albuquerque Rodrigues.
A segunda mesa-redonda será coordenada por Elisa Oswaldo Cruz Marinho, gerente de Comunicação da Academia Brasileira de Ciências (ABC), e contará com a participação de Herton Escobar, repórter especial da Superintendência de Comunicação Social da USP; Elisa Andries, coordenadora de Comunicação Social da presidência da Fiocruz; Vivian Retz, gerente de Comunicação do Instituto Butantan; e Claudia Izique, gerente de Comunicação da FAPESP.
Mais informações sobre as mesas-redondas podem ser conferidas em https://academica.jor.br/congresso/programacao/mesas-redondas/2021-09-28.
O congresso é organizado pela Acadêmica Agência de Comunicação, com apoio de Agência FAPESP, Instituto Serrapilheira, Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia, Academia Brasileira de Ciências (ABC), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), entre outros parceiros.
A programação completa e a ficha de inscrição estão disponíveis em: www.academica.jor.br/congresso.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: academica.congressoDC@gmail.com.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.