Valorização da língua portuguesa
24 de setembro de 2004

Será lançada no sábado (25/9), em Belo Horizonte, a Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e outras Linguagens. A idéia dos idealizadores é ressaltar a importância do idioma em todo o mundo

Valorização da língua portuguesa

Será lançada no sábado (25/9), em Belo Horizonte, a Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e outras Linguagens. A idéia dos idealizadores é ressaltar a importância do idioma em todo o mundo

24 de setembro de 2004

 

Agência FAPESP - "O idioma, afinal, o que é senão os ovos das galinhas de ouro?", pergunta o moçambicano Mia Couto em seu poema Perguntas à Língua Portuguesa. Com o objetivo de ressaltar a importância do português no mundo – e manter viva as galinhas e seus ovos de ouro – será lançada neste sábado (25/9), em Belo Horizonte, a Associação Internacional de Literaturas de Língua Portuguesa e outra Linguagens (Abipol).

Segundo Maria Antonieta Pereira, vice-presidente da nova entidade e professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Brasil precisava dar o primeiro passo para a valorização do idioma do cenário mundial. Além de professores da UFMG, fazem parte da iniciativa representantes do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni/BH) e da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Segundo os organizadores da Abipol, a associação estará aberta para a participação de professores, pesquisadores, escritores, estudantes e demais interessados. Para Maria Antonieta, a língua portuguesa, em termos internacionais, não é utilizada na prática. "Se escrevemos, falamos e cantamos em português é sinal de que a língua merece importância no mundo. À medida que busca valorizar a própria língua, o povo também é valorizado", afirma.

Para o presidente da associação, Elton Gonçalves, professor da Uni/BH, é importante que as ações do novo grupo atravessem o Atlântico, tanto em direção às terras lusitanas como para o continente africano. "Utilizaremos as tecnologias disponíveis para realizar eventos internacionais e debater temas e difundir idéias relacionadas à língua portuguesa", disse. Acordos com grupos de acadêmicos de Portugal estão em andamento, informa Gonçalves.

Na solenidade de lançamento da Alipol, que será realizada na Livraria do Ouvidor, no tradicional bairro da Savassi, a partir das 10h, talvez alguém se lembre do poema Aula de Português, do também mineiro Carlos Drummond de Andrade: "(...) Já esqueci a língua em que comia/ em que pedia para ir lá fora/ em que levava e dava pontapé/ a língua, breve língua entrecortada/do namoro com a prima./O português são dois; o outro, mistério."


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.