Livro divulga metodologias que ampliem espaços de aprendizagem em escolas e instituições de ensino superior

Reflexões sobre ensino a distância
28 de abril de 2005

Coletânea com experiências brasileiras é lançada pela Umesp. Objetivo é divulgar metodologias que ampliem espaços de aprendizagem em escolas e instituições de ensino superior

Reflexões sobre ensino a distância

Coletânea com experiências brasileiras é lançada pela Umesp. Objetivo é divulgar metodologias que ampliem espaços de aprendizagem em escolas e instituições de ensino superior

28 de abril de 2005

Livro divulga metodologias que ampliem espaços de aprendizagem em escolas e instituições de ensino superior

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Promover a inserção das novas tecnologias de informação e de comunicação no cotidiano de escolas e universidades. Essa é a proposta da coletânea Sala de Aula e Tecnologia, lançada pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), com a intenção de reunir experiências sobre educação a distância no Brasil.

"O livro se propõe a divulgar metodologias que visam a ampliar os espaços de aprendizagem nas escolas e instituições de ensino superior brasileiras, por meio de nove artigos escritos por especialistas no assunto", disse a coordenadora da obra, Vera Barros de Oliveira, em entrevista à Agência FAPESP.

As principais mudanças na relação de aprendizado entre professores e alunos, a importância de se traçar um novo perfil no setor educacional frente às transformações informático-midiáticas e o entrosamento da educação a distância com a história da mídia são alguns assuntos de destaque.

Vera, professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde da Umesp, explica que, para abordar esses e outros tópicos, o conteúdo da obra foi dividido em três partes. A primeira relata as metodologias de ensino a distância e a relação entre tecnologia e conhecimento. A segunda descreve as experiências do Núcleo de Tecnologias Aplicadas à Educação (Nutae) da Umesp com informações sobre a capacitação dos professores e o uso de portais educativos.

A terceira parte descreve o caminho percorrido pela Rede do Saber, um projeto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para a formação de professores da rede pública. A rede já conta com cem ambientes de aprendizagem espalhados pelo Estado, permitindo a conexão de mais de 12 mil pessoas por dia.

Vera acredita que as informações contidas no livro servirão, principalmente, como ferramenta de reciclagem e atualização. "Com o advento de novas tecnologias, o profissional tem que estar sempre aprendendo novos conceitos sobre educação continuada", disse.

A obra, que foi organizada também por Jacques Vigneron, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Umesp, custa R$ 20.

Mais informações: (11) 4366-5537.


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