CNPq lança chamada para apoio a pesquisas direcionadas ao estudo do envelhecimento populacional e saúde do idoso. Inscrições vão até 18 de junho
CNPq lança chamada para apoio a pesquisas direcionadas ao estudo do envelhecimento populacional e saúde do idoso. Inscrições vão até 18 de junho
O edital, que conta com recursos de R$ 6 milhões do Fundo Setorial de Saúde (CT-Saúde) e do Ministério da Saúde, contempla quatro linhas: biologia do envelhecimento, geriatria, gerontologia clínica e estudos sobre funcionalidade e fragilidade na atenção à saúde do idoso.
Segundo o CNPq, os projetos cooperativos de pesquisa devem ser de grande porte e contribuir de modo efetivo para o avanço do conhecimento, a geração de produtos e subsidiar a formulação, implementação e avaliação de ações públicas voltadas para a melhoria das condições de saúde da população brasileira e para a superação de desigualdades regionais e socioeconômicas.
Os estudos deverão ser, preferencialmente, multicêntricos, envolvendo centros de excelência e centros em desenvolvimento, e com abordagem multidisciplinar e/ou multiprofissional.
Prioritariamente, 30% do valor global será destinado a projetos desenvolvidos por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior ou de pesquisa sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
Mais informações: www.cnpq.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.