Livro é o primeiro da área escrito em português para estudantes da graduação
Lançado durante o encontro da Sociedade Brasileira de Química, na Bahia, o livro Introdução à Química Ambiental é a primeira publicação da área escrita em português para estudantes da graduação
Lançado durante o encontro da Sociedade Brasileira de Química, na Bahia, o livro Introdução à Química Ambiental é a primeira publicação da área escrita em português para estudantes da graduação
Livro é o primeiro da área escrito em português para estudantes da graduação
Agência FAPESP - Para escrever o livro Introdução à Química Ambiental três pesquisadores se debruçaram sobre pilhas de textos e apostilas que costumavam preparar especialmente para as aulas. Ao final de quatro anos, Julio Cesar Rocha e Arnaldo Alves Cardoso, docentes do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, e André Henrique Rosa, professor de Engenharia Ambiental da Unesp de Sorocaba, haviam realizado uma iniciativa inédita: um livro em português que atende as necessidades da química ambiental brasileira.
"O ensino nas universidades era feito a partir de textos internacionais ou traduções que não supriam as carências brasileiras na área. Não existia nada específico para a demanda nacional", disse à Agência FAPESP Rocha, que há dez anos é responsável pelo Departamento de Química Ambiental do Instituto de Química da Unesp de Araraquara.
De acordo com Rocha, a obra serve como roteiro de aprendizagem para alunos de graduação em cursos como química e ciências ambientais. "A linguagem didática e acessível faz com que o livro não fique restrito aos alunos com conhecimentos específicos em química, podendo ser usado por estudantes de várias disciplinas relacionadas ao meio ambiente", disse.
Com apresentação de Wilson Jardim, especialista em química ambiental, e contracapa de Jailson de Andrade, professor do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia, a obra aborda os aspectos químicos da atmosfera, do solo e da hidrosfera terrestre. Levanta também as implicações legais que norteiam as tomadas de decisões de recuperação ambiental, questão raramente enfatizada na literatura.
Introdução à Química Ambiental foi lançado pela Editora Bookman durante a 27ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química. O encontro foi realizado no começo do mês em Salvador.
Mais informações e vendas: http://www.bookman.com.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.