Vagas são para projeto voltado à modelagem de doenças que afetam o sistema nervoso central, como AVC e Alzheimer (organoide gerado por bioimpressão; imagem: Bruna Alice Gomes de Melo/Unifesp)

Pós-doutorado e treinamento técnico em bioinformática na Unifesp
28 de outubro de 2022

Vagas são para projeto voltado à modelagem de doenças que afetam o sistema nervoso central, como AVC e Alzheimer

Pós-doutorado e treinamento técnico em bioinformática na Unifesp

Vagas são para projeto voltado à modelagem de doenças que afetam o sistema nervoso central, como AVC e Alzheimer

28 de outubro de 2022

Vagas são para projeto voltado à modelagem de doenças que afetam o sistema nervoso central, como AVC e Alzheimer (organoide gerado por bioimpressão; imagem: Bruna Alice Gomes de Melo/Unifesp)

 

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Desenvolvimento de microplataformas brain-on-a-chip para modelagem do sistema nervoso central in vitro” dispõe de uma vaga de pós-doutorado e duas de treinamento técnico nível um (TT-1) com bolsa da FAPESP. Inscrições serão aceitas até segunda-feira (31/10).

As atividades dos bolsistas serão desenvolvidas na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). O pós-doutorando participará de projeto voltado à modelagem de doenças que afetam o sistema nervoso central, como o acidente vascular cerebral (AVC) e a doença de Alzheimer. O interesse do grupo é estudar as respostas celulares e moleculares de células-tronco neurais, astrócitos, neurônios e da barreira hematoencefálica às doenças que afetam o cérebro.

Ele analisará dados multiômicos provenientes de células em cultura, organoides, tecidos bioimpressos, pacientes e bancos de dados disponíveis na literatura para identificar biomarcadores e potenciais alvos moleculares para terapia, alterações na expressão gênica, identificação de vias de sinalização etc.

Os requisitos para a vaga são: capacidade de trabalhar de forma independente e em equipe, pró-atividade, experiência, análise integrada de dados multiômicos e de single-cell RNASeq e domínio de linguagem R ou Python.

Para as vagas de TT-1 podem se candidatar estudantes de graduação das áreas de tecnologia, biotecnologia, ciências biológicas, ciências biomédicas, química, engenharia química ou de materiais e áreas afins, com interesse em desenvolvimento tecnológico. O objetivo geral do projeto é a bioimpressão 3D de tecido neural e barreira hematoencefálica utilizando diversos biomateriais e células-tronco humanas com pluripotência induzida (h-iPSCs).

Os dois bolsistas receberão treinamento para realizar cultura de h-iPSCs, protocolos de diferenciação de h-iPSCs em células neurais e endoteliais, produção e teste de hidrogéis, padronização e caracterização de bioimpressão 3D. É desejável experiência prévia (iniciação científica) em métodos comumente utilizados em biologia celular e molecular (cultura de células, imunocitoquímica, extração de RNA, ensaios de proliferação e morte).

Os interessados devem contatar a professora Marimélia Aparecida Porcionatto pelo e-mail marimelia.porcionatto@unifesp.br. Os candidatos à vaga de pós-doutorado devem enviar: currículo, carta de interesse e duas cartas de recomendação. Candidatos ao treinamento técnico devem enviar carta de motivação, link para o currículo Lattes e histórico escolar da graduação, além de nome e contato de duas referências acadêmicas.

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/5464 e www.fapesp.br/oportunidades/5499.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

A Bolsa TT-1 tem valor de R$ 505,60 mensais e é direcionada a alunos de graduação, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, com dedicação de 15 horas semanais às atividades de apoio ao projeto de pesquisa, sem que haja prejuízo em seu desempenho acadêmico.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.