Panorama da crise
24 de março de 2006

O historiador José Murilo de Carvalho, da UFRJ, membro das academias brasileiras de Letras e de Ciências, fala sobre escândalos recentes na política nacional no programa Pesquisa Brasil

Panorama da crise

O historiador José Murilo de Carvalho, da UFRJ, membro das academias brasileiras de Letras e de Ciências, fala sobre escândalos recentes na política nacional no programa Pesquisa Brasil

24 de março de 2006

 

Agência FAPESP - A crise política volta a ser assunto no programa de rádio Pesquisa Brasil deste fim de semana, que entrevista o historiador José Murilo de Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Membro das academias brasileiras de Letras e de Ciências, Carvalho fala sobre acontecimentos que têm ocupado as manchetes dos jornais nas últimas semanas, como a descoberta da casa em Brasília que teria sido usada como local de lobby por ex-assessores da prefeitura de Ribeirão Preto e a quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa.

Carvalho, que durante sua trajetória profissional e acadêmica passou por instituições como a Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais, na França, o Instituto de Estudos Avançados de Princeton, nos Estados Unidos, e as universidades de Londres e Oxford, na Inglaterra, também comenta a postura supostamente pacata do brasileiro diante da corrupção.

Outras atrações de Pesquisa Brasil são as galáxias ovais e a importância das formigas na ecologia e na biodiversidade do planeta. O programa também destaca as pesquisas lingüísticas dos jesuítas nos séculos 16 e 17, que demonstraram preocupação em descrever as línguas dos índios brasileiros.

O programa Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados às 12h30, com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

O ouvinte também pode ajudar a fazer o programa, enviando perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686. Os participantes concorrerão a uma assinatura semestral da revista Pesquisa FAPESP.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.