Novos talentos matemáticos
23 de novembro de 2005

Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia anunciam os vencedores da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Dos 10,5 milhões de alunos inscritos, 300 receberão medalhas de ouro

Novos talentos matemáticos

Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia anunciam os vencedores da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Dos 10,5 milhões de alunos inscritos, 300 receberão medalhas de ouro

23 de novembro de 2005

 

Agência FAPESP - O interesse surpreendeu os próprios organizadores. A 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) teve 10,5 milhões de estudantes inscritos, de 31.028 escolas e 5.197 municípios. Os resultados foram conhecidos nesta terça-feira (22/11), em Brasília.

Em cerimônia que contou com a participação dos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, foram anunciados os 300 ganhadores de medalha de ouro. Outros dois grupos, de 405 alunos cada um, ficaram com as medalhas de prata e de bronze. Mais 30 mil participantes serão agraciados com menções honrosas. A cerimônia de premiação está marcada para março, também em Brasília.

O governo federal anunciou que serão oferecidas também 2.001 bolsas de estudo em iniciação científica júnior pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágios de 15 dias no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). As escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por unidade federativa, receberão laboratórios de computação e certificados de mérito científico.

"A média das notas não se diferencia nas cinco regiões brasileiras", disse César Camacho, presidente do Impa, em comunicado distribuído pelo Ministério da Educação. De acordo com Camacho, a análise preliminar dos resultados da Obmep permite afirmar que o ensino da matemática na rede pública é uniforme em todo o país. Até o fim do ano, o próprio Impa pretende publicar um estudo mais profundo dos números da olimpíada.

A lista com o nome de todos os vencedores pode ser consultada no site: www.obmep.org.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.