Moto solar
31 de outubro de 2005

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina adaptam sistema de energia solar em moto elétrica fabricada por empresa suíça. O resultado é a Mobilec, que roda até 40 quilômetros com as baterias carregadas

Moto solar

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina adaptam sistema de energia solar em moto elétrica fabricada por empresa suíça. O resultado é a Mobilec, que roda até 40 quilômetros com as baterias carregadas

31 de outubro de 2005

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Uma motocicleta movida a energia elétrica e que pode ser carregada com luz solar é a novidade de um grupo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a empresa suíça Fiberware. A Mobilec, como é chamada pelos pesquisadores em Florianópolis, roda até 40 quilômetros com as baterias carregadas.

"A Fiberware já havia desenvolvido esse protótipo movido por baterias", explica o coordenador do projeto, Ricardo Rüther, em entrevista à Agência FAPESP. Ele apresenta baixa autonomia e baixa potência, semelhante aos modelos do tipo scooter disponíveis no mercado.

O grupo da UFSC, por sua vez, adaptou a Mobilec para a captação de energia solar. "Desenvolvemos um telhado no campus da universidade com seis painéis solares fotovoltaicos responsáveis por carregar as baterias da moto enquanto ela fica estacionada embaixo da cobertura", conta o professor do Departamento de Engenharia Civil.

Além de abrigar a motocicleta, o sistema é responsável pela transformação de energia solar em elétrica, que abastece a moto. O veículo atinge a velocidade máxima de 40 quilômetros por hora sem emitir gases poluentes.

"A Mobilec pode servir, por exemplo, para a locomoção de estudantes que passam o dia inteiro na universidade. Ao chegar no campus, o aluno liga o veículo no gerador solar para que ele esteja com o ‘tanque cheio’ depois de algumas horas", sugere Rüther. O protótipo foi desenvolvido com pedais como os de uma bicicleta, para que o usuário possa chegar até o receptor solar ou à tomada mais próximos caso a bateria descarregue.

O motor da Mobilec fica junto à roda traseira e o freio é regenerativo. "Esse sistema permite que a energia liberada a cada freada também alimente as baterias da motocicleta. O motor acaba funcionando como um pequeno gerador que oferece mais energia às baterias", explica Rüther.

Nos próximos experimentos, os pesquisadores irão comparar o desempenho e o consumo da Mobilec com relação a veículos movidos por combustíveis fósseis.

O projeto está sendo desenvolvido pelo Laboratório de Energia Solar do Departamento de Engenharia Mecânica e pelo Laboratório de Eficiência Energética em Edificações do Departamento de Engenharia Civil, em parceria com a Fiberware.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.