Melhor tese em física
28 de outubro de 2005

Pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Física como autor do melhor trabalho de doutoramento de 2005

Melhor tese em física

Pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron recebe prêmio da Sociedade Brasileira de Física como autor do melhor trabalho de doutoramento de 2005

28 de outubro de 2005

 

Agência FAPESP - O físico Roosevelt Droppa Júnior, do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) é o autor da melhor tese de doutoramento de 2005, escolhida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

A tese Síntese e caracterização de nanotubos e fulerenos nitrogenados gerados por arco elétrico foi orientada pelo professor Fernando Alvarez e realizada no Laboratório de Pesquisas Fotovoltaicas do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde Alvarez coordena um grupo de estudos de nanoestruturas. O trabalho também foi desenvolvido no Centro de Pesquisas Renato Archer (CenPRA), em Campinas (SP).

Segundo o LNLS, antes de ser contratado pelo laboratório, em julho de 2003, Droppa Júnior freqüentou o Laboratório de Microscopia Eletrônica como usuário, o que o ajudou no desenvolvimento de seu estudo, concluído em fevereiro de 2004. Para o físico, o prêmio foi uma agradável surpresa. "Só me inscrevi por insistência do meu orientador, que considerava o trabalho destacado", diz.

O prêmio da SBF foi criado em 1997 para estimular a produção de trabalhos de qualidade nas áreas de física e consiste em um diploma e apoio financeiro. A cada ano é premiada uma tese de resultados originais, que tenha contribuído para o conhecimento da natureza e de suas propriedades. Além disso, é designada uma menção honorífica. Este ano quem recebeu a menção foi Stephen Patrick Walborn, com a tese The brothers Q: Multimode entangled photons with parametric down conversion, orientado pelo professor Carlos Henrique Monken, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Mais informações: www.lnls.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.