MCT lança Portal Inovação
26 de outubro de 2005

Plataforma interativa permite que empresas selecionem pesquisadores com linhas de trabalho adequadas ao desenvolvimento de suas necessidades de inovação tecnológica

MCT lança Portal Inovação

Plataforma interativa permite que empresas selecionem pesquisadores com linhas de trabalho adequadas ao desenvolvimento de suas necessidades de inovação tecnológica

26 de outubro de 2005

 

Agência FAPESP - O Portal Inovação, uma plataforma interativa para troca de dados entre universidades, empresas e institutos de pesquisa, foi lançado na segunda-feira (24/10), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

O serviço foi desenvolvido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em parceria com os setores público e privado, a partir do modelo da Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que reúne uma base de dados de pesquisadores e grupos de pesquisa.

Segundo o MCT, o desafio do Portal Inovação é, a partir da experiência e das fontes de informação da Plataforma Lattes, promover a cooperação entre a competência nacional em ciência e tecnologia e a comunidade empresarial, de forma a desencadear processos inovadores nos diversos setores socioeconômicos do país.

"O sistema brasileiro de tecnologia é muito recente. As pesquisas estão muito concentradas nas universidades e nos institutos de pesquisa, e não nas empresas, o que dificulta a geração de patentes", disse Resende. "O Portal Inovação é mais um instrumento do governo para promover e facilitar a cooperação entre universidade, empresa e instituto de pesquisa."

No Brasil, cerca de 73% dos cientistas estão nas instituições públicas de pesquisa e 11% nas empresas privadas. Nos Estados Unidos, a relação se inverte: 72% dos pesquisadores estão nas empresas e 18% nas instituições públicas, padrão que se repete em outros países desenvolvidos, com pequenas variações.

O Portal Inovação permite a declaração das demandas do setor empresarial e dispõe de um espaço de interação, envio de propostas e de buscas especializadas por oportunidades de cooperação. As empresas, de modo especial as médias e pequenas, terão a oportunidade de contatar e selecionar os pesquisadores com linhas de trabalho mais adequadas para o desenvolvimento de suas necessidades de inovação tecnológica.

Mais informações: www.portalinovacao.mct.gov.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.