Inventos reconhecidos
09 de outubro de 2003

Ganhadores da região Sudeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica estarão concorrendo ao prêmio nacional, que será entregue em Brasília no dia 30 de outubro

Inventos reconhecidos

Ganhadores da região Sudeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica estarão concorrendo ao prêmio nacional, que será entregue em Brasília no dia 30 de outubro

09 de outubro de 2003

 

Agência FAPESP - Produzir milho e sorgo, inspecionar dutos e prestar assistência técnica em turbinas a vapor usadas pela indústria açucareira. Esses três temas renderam aos seus idealizadores o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica da região Sudeste. A premiação ocorreu na noite da quarta-feira (8/10) em São Paulo, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

A Embrapa Milho e Sorgo, de Minas Gerais, ficou com o primeiro lugar na categoria Instituição de Pesquisa. O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), de São Paulo, e o Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos da Universidade Federal de São Carlos ficaram com os segundo e terceiro lugares.

Entre as pequenas empresas que investem em inovação tecnológica, o título ficou com a Pipeway Engenharia, do Rio de Janeiro. A empresa, que desenvolve produtos e presta serviços na área de inspeção de dutos, nasceu incubada na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, de onde saiu em 1997. Em 2002, investiu 5% de seu faturamento em pesquisa científica. Também subiram ao pódio nessa categoria a APPI Tecnologia, também do Rio, e a Lapidart, de Minas Gerais.

Há quase 30 anos no mercado e com pouco mais de mil funcionários, a SMAR, de São Paulo, bateu os seus concorrentes diretos, Petroflex e Siemens, na categoria grandes empresas. A fabricante de instrumentos para controle de processos já obteve oito patentes nos Estados Unidos. O resultado deriva de um investimento anual de 6,15% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

Mais duas categorias foram contempladas pelo prêmio organizado pela Financiadora de Estudos e Projetos, que ocorre em todas as regiões do país. Na categoria Produto, os três primeiros colocados foram: Clorovale Diamantes (SP), Fábrica Carioca de Catalisadores (RJ) e Itautec Philco (SP). As duas empresas paulistas dessa categoria já receberam apoio do Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (PIPE) e Parceria para Inovação Tecnológica (PITE), ambos da FAPESP. Na Categoria Processo, pela ordem: Grupo Sabó (SP), Cenpes (RJ) e Oxiteno (SP).

Todos os primeiros colocados estão classificados, de forma automática, para a edição nacional do Prêmio Finep, que está marcado para o dia 30 de outubro. A premiação será em Brasília.

Mais informações sobre o prêmio e os vencedores: http:// www.finep.gov.br/imprensa/noticia.asp?cod_noticia=226.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.