Integração latina
29 de dezembro de 2005

Nova edição da revista Estudos Avançados traz um robusto dossiê sobre a América Latina. Os textos, escritos por brasileiros e estrangeiros, falam sobre temas como integração, política e cultura

Integração latina

Nova edição da revista Estudos Avançados traz um robusto dossiê sobre a América Latina. Os textos, escritos por brasileiros e estrangeiros, falam sobre temas como integração, política e cultura

29 de dezembro de 2005

 

Agência FAPESP - "É indispensável liberar nossa retina histórica da prisão eurocêntrica e reconhecer nossa experiência histórica." A frase do sociólogo peruano Aníbal Quijano ajuda a dar o tom do Dossiê América Latina, publicado na mais recente edição da revista do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).

No texto Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina, que abre a edição número 55 da revista Estudos Avançados, Quijano busca nos "des/encontros" da obra do espanhol Miguel de Cervantes uma reorganização latino-americana. Segundo ele, a ambigüidade promovida pela colonialidade e pela globalidade impede que muitos fantasmas sejam definitivamente resolvidos. O texto é inspirador para quem busca contribuir para uma nova identidade latino-americana.

Com o pano de fundo histórico, cultural e filosófico definido, o leitor passa a entrar em contato com reflexões mais específicas, mas nem por isso menos sistêmicas. Brasil, Argentina e América do Sul, por exemplo, é o texto assinado por Paulo Nogueira Batista Jr., da USP. Para o pesquisador, a aliança entre Brasil e Argentina, além de estratégica, é um elemento central para qualquer esforço de integração.

As discussões políticas não passam ao largo da publicação. Venezuela, Colômbia e a crise da Argentina são debatidas por vários autores em textos diversos. Como o movimento zapatista conseguiu, inclusive via internet, construir uma estratégia de comunicação? Isso é o que mostra Pedro Ortiz, doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) e atual diretor da TV USP, no artigo Das montanhas mexicanas ao ciberespaço.

O número 55 da Estudos Avançados tem outros temas além do dossiê latino-americano. São mais cinco blocos temáticos: questão energética, Florestan Fernandes, polêmicas, caminhos da crítica e memórias.

Um dos assuntos polêmicos dessa edição é trazido por Dante Gallian, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). No texto Por detrás do último ato da ciência-espetáculo: as células-tronco embrionárias, o pesquisador discute o assunto a partir de considerações científicas, filosóficas e éticas.

A revista do IEA custa R$ 30. A assinatura anual, que dá direito a três edições, sai por R$ 80. Todos os textos das edições 21 a 55 estão disponíveis de forma gratuita na biblioteca on-line SciELO. Para acessar, clique aqui.

Informações para a aquisição da revista impressa: estavan@usp.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.