Baixos níveis de açúcar no sangue podem levar a problemas de acuidade visual com a idade, segundo estudo feito por pesquisadores dos Estados Unidos e publicado na Proceedings of the National Academy of Sciences

Hipoglicemia e perda de visão
13 de dezembro de 2006

Hipoglicemia e perda de visão

13 de dezembro de 2006

Agência FAPESP - Baixos níveis de glicose no sangue podem levar à perda da visão. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores do Departamento de Oftalmologia da Universidade do Estado de Nova York (Suny) e do Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos.

Os resultados da pesquisa estão em artigo que será publicado esta semana no site e em seguida na versão impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (Pnas).

A retina, um dos tecidos mais ativos metabolicamente, precisa de um suprimento freqüente de açúcar para funcionar corretamente. Sabe-se que à noite, quando as taxas de glicose no sangue caem naturalmente, a capacidade visual é menor, mas não se conhece os efeitos de longo prazo da hipoglicemia na visão.

Na nova pesquisa, para tentar avaliar esses efeitos, o grupo liderado por Robert Barlow, da Suny, estudou camundongos modificados geneticamente com uma mutação no gene receptor do glucagon, polipeptídeo responsável por codificar a proteína que ajuda a regular a produção de glicose.

Os pesquisadores descobriram que a hipoglicemia crônica nos camundongos levou à diminuição do funcionamento e à morte de células da retina, além da perda na acuidade visual aos 10 meses de idade. Camundongos com níveis normais de glicose mantiveram a acuidade até os 16 meses.

O restabelecimento de níveis normais de glicose no sangue por meio de dieta contribuiu para adiar o problema nos camundongos modificados geneticamente. Segundo os autores do estudo, como tratamentos de diabetes podem causar episódios recorrentes de hipoglicemia, os resultados ressaltam a importância do controle dos níveis de açúcar no sangue para evitar problemas de visão.

O artigo Hypoglycemia leads to age-related loss of vision, de Robert Barlow e outros, pode ser lido por assinantes da Pnas em www.pnas.org.