Obra de 88 páginas apresenta panorama histórico das pesquisas sobre genética e biologia molecular

Genética decifrada
09 de novembro de 2005

Francisco Salzano, professor emérito da UFRGS, lança livro em linguagem acessível e fartamente ilustrado com aspectos científicos, históricos e sociais da biologia molecular

Genética decifrada

Francisco Salzano, professor emérito da UFRGS, lança livro em linguagem acessível e fartamente ilustrado com aspectos científicos, históricos e sociais da biologia molecular

09 de novembro de 2005

Obra de 88 páginas apresenta panorama histórico das pesquisas sobre genética e biologia molecular

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Apresentar o potencial do DNA em termos de herança genética e evolução, relacionando os conceitos com problemas de aplicação prática. Essa é a essência do livro DNA, e eu com isso?, lançado por Francisco Mauro Salzano, professor emérito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e presidente da Sociedade Brasileira de Genética (SBG).

Fartamente ilustrada, a obra de 88 páginas apresenta um panorama histórico das pesquisas sobre genética e biologia molecular, aborda aspectos relevantes sobre a evolução dos seres vivos e discute suas aplicações em áreas como melhoramento genético vegetal e animal, diagnóstico e tratamento de doenças humanas.

"Os assuntos são discutidos com base em cenas da vida diária que ilustram acontecimentos importantes do universo do DNA, reais ou imaginários", disse Salzano à Agência FAPESP. "Essas cenas são acompanhadas de conceitos e resultados de pesquisas em linguagem acessível, para que os leigos se interessem e aprendam algo sobre esses assuntos."

Discussões sobre diferentes maneiras em que a manipulação do DNA pode representar ganhos à sociedade, como alimentos mais baratos, dietas mais nutritivas ou a cura de doenças por meio do transplante de células-tronco, também fazem parte do conteúdo.

A manipulação do DNA também merece uma reflexão filosófica. "A ciência e o fazer científico são parte do sistema sociocultural humano. Dessa maneira, há em seus fundamentos princípios de natureza filosófica. E, para nos justificarmos, são necessárias abordagens desse tipo, especialmente em questões polêmicas", afirma o geneticista.

Sobre a interrogação "e eu com isso?", Salzano se justifica: "O título foi feito para provocar o leitor. A intenção é mostrar que a genética é importante no dia-a-dia de cada cidadão e não é assunto exclusivo apenas de cientistas e pesquisadores".

O livro DNA, e eu com isso?, lançado durante o 51º Congresso Brasileiro de Genética, realizado no mês de setembro, em Águas de Lindóia (SP), é o segundo da série "Inventando o Futuro", da Oficina de Textos, que oferece um panorama contemporâneo dos avanços e dos desafios a serem enfrentados em diversas áreas do conhecimento.

Mais informações: www.ofitexto.com.br ou (11) 3085-7933.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.