Ganhadores do Sudeste
22 de setembro de 2005

As 18 empresas e institutos de pesquisa vencedoras da região Sudeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica serão premiadas no dia 28, em Belo Horizonte

Ganhadores do Sudeste

As 18 empresas e institutos de pesquisa vencedoras da região Sudeste do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica serão premiadas no dia 28, em Belo Horizonte

22 de setembro de 2005

 

Agência FAPESP - Ao todo, 18 projetos desenvolvidos por empresas e institutos de pesquisa foram os vencedores do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005 – Região Sudeste. Sete projetos são de São Paulo, seis do Rio de Janeiro, três do Espírito Santo e dois de Minas Gerais.

Segundo a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o objetivo da competição é reconhecer a excelência de projetos inovadores no campo tecnológico, especialmente os que gerem resultados de impacto para a sociedade brasileira. A solenidade de entrega das premiações está marcada para o dia 28 de setembro, em Belo Horizonte.

O primeiro híbrido nacional do mamão, desenvolvido para tornar o país auto-suficiente na produção da fruta, e um novo modelo de assistência a desempregados, que já inseriu 16 mil pessoas no mercado de trabalho paulista, são dois exemplos de trabalhos vencedores.

Um troféu em forma de caleidoscópio será oferecido aos ganhadores em cada uma das seis categorias do prêmio: "Processo", "Produto", "Instituição de Pesquisa", "Pequena Empresa", "Grande Empresa" e "Inovação Social". Os primeiros colocados nas etapas regionais disputarão a etapa nacional, no dia 24 de novembro, em Brasília.

A premiação da etapa Sudeste será dedicada ao poeta Vinícius de Moraes,que morreu há 25 anos. A cerimônia contará com a presença de Mariana de Moraes, que interpretará canções e poemas do avô, além da Orquestra Coral e Ballet do Teatro Sesiminas.

Entre os premiados da região Sudeste estão o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat), a Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica (CT&IT/UFMG), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) e o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Biomanguinhos/Fiocruz).


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.