Ciência em Rede é resultado da parceria entre oito fundações de amparo à pesquisa do Nordeste e do Norte do país

FAPs em revista
14 de março de 2006

Ciência em Rede será lançada nesta quinta-feira (16/3) no Recife. Com 80 páginas, a publicação é resultado da parceria entre oito fundações de amparo à pesquisa do Nordeste e do Norte do país

FAPs em revista

Ciência em Rede será lançada nesta quinta-feira (16/3) no Recife. Com 80 páginas, a publicação é resultado da parceria entre oito fundações de amparo à pesquisa do Nordeste e do Norte do país

14 de março de 2006

Ciência em Rede é resultado da parceria entre oito fundações de amparo à pesquisa do Nordeste e do Norte do país

 

Por Eduardo Geraque

Agência FAPESP - O interessados em informações sobre o universo científico tem uma boa notícia esta semana. Será lançada na quinta-feira (16/3), no Recife, a revista Ciência em Rede.

A publicação trimestral é fruto de parceria entre oito fundações de amparo à pesquisa (FAPs) do Norte e do Nordeste do Brasil. Participam do projeto as fundações do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Maranhão, da Paraíba, do Pernambuco, do Piauí e do Rio Grande do Norte.

"Houve um acerto de que a cada dois anos uma das FAPs será responsável por organizar a revista", disse Marcos Costa Lima, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e editor científico da revista, à Agência FAPESP. No início, a responsabilidade estará com a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

Segundo Lima, sempre haverá um tema de destaque em cada volume. Na estréia, o assunto é o biodiesel, e estarão presentes artigos de diversos pesquisadores envolvidos com o tema. "Ciência em Rede é uma revista de divulgação científica que se pretende nacional, com a colaboração de autores de todo o país", explica.

Além dos textos de cientistas, a revista também terá tratamento jornalístico. Serão publicadas, a cada trimestre, reportagens sobre os temas escolhidos pelo corpo editorial da publicação, segundo Susi Rodrigues, jornalista responsável pelo novo título.

Com tiragem inicial prevista de 10 mil exemplares – a impressão e distribuição estão a cargo da Companhia Editora de Pernambuco, que já edita a revista Continente, voltada para o jornalismo cultural –, a publicação também terá outros assuntos em seu número de estréia. "Traremos textos sobre nanotecnologia e uma homenagem especial ao físico José Leite Lopes", informa Lima.

O primeiro número de Ciência em Rede será distribuído entre escolas, universidades e institutos de pesquisa. Apenas a partir da segunda edição, que terá como tema o meio ambiente, é que poderá ser encontrada em bancas e livrarias do Recife, no primeiro momento.

O lançamento na próxima quinta-feira está marcado para as 15h, na Livraria Cultura, no Pátio da Alfândega, Centro Histórico do Recife. Na ocasião está prevista uma mesa-redonda com o tema "Ciência, inovação tecnológica e desenvolvimento".

Devem participar do debate José Carlos Vieira Wanderley, presidente da Facepe, Cláudio Marinho, secretário de C&T de Pernambuco, e Jorge Bounassar, presidente do Fórum das FAPs.

Mais informações: www.facepe.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.