Pesquisadores convidados farão um balanço do estágio atual e apontarão perspectivas em suas respectivas áreas de conhecimento

FAPESP comemora centenário da ABC com debate sobre C&T
17 de novembro de 2016

Pesquisadores convidados farão um balanço do estágio atual e apontarão perspectivas em suas respectivas áreas de conhecimento

FAPESP comemora centenário da ABC com debate sobre C&T

Pesquisadores convidados farão um balanço do estágio atual e apontarão perspectivas em suas respectivas áreas de conhecimento

17 de novembro de 2016

Pesquisadores convidados farão um balanço do estágio atual e apontarão perspectivas em suas respectivas áreas de conhecimento

 

Claudia Izique | Agência FAPESP – O centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) será comemorado em São Paulo com a realização de um simpósio científico, organizado pela FAPESP, em que se fará um amplo balanço sobre o estágio atual da ciência e tecnologias brasileiras e serão apontadas perspectivas futuras. O evento será realizado no dia 23 de novembro, na sede da Fundação, em São Paulo.

O Simpósio “Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil” reunirá destacados pesquisadores paulistas para um balanço e prospecção dos avanços do conhecimento nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias, Ciência Humanas e Sociais e Ciências da Vida (ver relação de participantes abaixo).

“Poucas organizações completam centenário no Brasil”, afirmou o presidente da FAPESP e membro titular da ABC, José Goldemberg. “A ocasião é excepcional para uma análise do que ocorreu em ciência no Brasil nos últimos 100 anos, do papel da ABC e de seu protagonismo futuro.” E acrescentou: “No Brasil a ciência é ampla, mas falta foco à atividade”.

Para o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, “é mais que justo que a FAPESP preste essa homenagem com um simpósio que vai discutir o estado da arte da ciência no Brasil: a ABC tem dado destacada contribuição ao desenvolvimento da ciência no Brasil, por meio da ciência criada por seus membros e pelo debate sobre as políticas nacionais para Ciência e Tecnologia”. Brito Cruz também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.

Os 11 pesquisadores convidados são “nomes de consenso” no cenário da ciência nacional, sublinha Francisco Laurindo, livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), cardiologista do Instituto do Coração (Incor) e membro da ABC, que preside o comitê organizador do evento. “Foram escolhidos por sua capacidade de oferecer uma visão estratégica da ciência para o desenvolvimento nacional.”

Entre 9h e 17h, cada um deles fará uma apresentação sucinta sobre sua especialidade: Engenharia, Matemáticas, Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Biomédicas, Saúde, Agrárias e Biológicas. Todos foram convidados a produzir também uma avaliação detalhada sobre o estado da ciência em sua área. “Escolhidos os temas, a ideia é passar uma régua para avaliar o que já foi feito e pensar no futuro”, afirma João Fernando Oliveira, livre-docente da Escola de Engenharia da USP de São Carlos, ex-diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), membro da ABC e do Conselho Superior da FAPESP.

Os documentos serão reunidos posteriormente em um único volume que será apresentado à ABC e ao público em geral, de acordo com Brito Cruz.

Acadêmicos paulistas

“A contribuição de São Paulo para a ciência e tecnologia brasileiras é grande”, sublinha Oswaldo Luiz Alves, decano do Departamento de Química Inorgânica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), membro da ABC desde 2001, que integra o comitê organizador.

O Estado abriga 237 dos 532 membros titulares da ABC. “O número de acadêmicos é compatível com a posição que o Estado ocupa na produção científica nacional”, enfatiza Alves.

Entre os acadêmicos paulistas, 34 (14,35%) são mulheres, índice superior ao percentual médio nacional (13,72%). E, de acordo com Alves, é cada vez mais forte a presença de titulares da ABC em universidades e instituições instaladas no interior de São Paulo.

Com base em endereços cadastrados na ABC, estima-se que cerca de 60% dos membros titulares da Academia em São Paulo – algo em torno de 140 – estão ligados à USP. Aproximadamente 28 estão vinculados à Unicamp, cerca de 10 à Universidade Federal Paulista (Unifesp) e sete à Universidade Estadual Paulista (Unesp). A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) abrigam, cada um deles, quatro acadêmicos e o Insper – instituição de ensino e pesquisa que atua nas áreas de Negócios, Economia, Direito e Engenharia – tem um.

Exposição comemorativa

No dia do simpósio será inaugurada a exposição interativa em comemoração ao centenário da Academia Brasileira de Ciências, no Hall Nobre da FAPESP, que ficará aberta ao público de 24 a 29 de novembro, das 9 às 17 horas.

A mostra reúne painéis com informações sobre a história da ABC no contexto brasileiro e mundial. A exposição traça uma espécie de linha do tempo que permite aos visitantes conhecer as principais descobertas da ciência brasileira e mundial e o desenvolvimento das instituições e políticas científicas desde 1916, ano de criação da ABC.

A mostra traz ainda vídeos e fotos ilustrando os diversos períodos históricos, além de um painel especial apresentando 18 cientistas brasileiros de destaque que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico do país.

Para mais informações e inscrição acesse: www.fapesp.br/eventos/abc100

 


Simpósio “Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil”- 
Áreas de Ciências e pesquisadores participantes

Ciências da Engenharia: Edgar Dutra Zanotto

Engenheiro de Materiais pela UFSCar e doutor pela University of Sheffield, no Reino Unido, é membro da ABC, da National Academy of Engineering, da The World Academy of Sciences (TWAS), da World Academy of Ceramics, entre outras. Recebeu, entre várias comendas, a Ordem Nacional do Mérito Científico e o Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia, outorgado pelo CNPq, Marinha, MCTI e Fundação Conrad Wessel.

Ciências Matemáticas: José Alberto Cuminato

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), doutorou-se em Análise Numérica na Oxford University Computing Laboratory. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional, é professor titular da USP, da Royal Society Edinburgh e da ABC.

Ciências Físicas: Ricardo Magnus Osorio Galvão

Engenheiro de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense, doutor em Física de Plasmas Aplicada pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), livre-docente em Física Experimental pela USP, foi presidente da Sociedade Brasileira de Física. É diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), membro da ABC e do Conselho da Sociedade Europeia de Física.

Ciências Químicas: Fernando Galembeck

Químico pela USP e pós-doutorado nas universidades do Colorado e da Califórnia, foi professor titular da Unicamp e diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano). É membro da ABC, da TWAS e Fellow da Royal Society of Chemisty. Recebeu, entre outros, o Prêmio Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia.

Ciências da Terra: Paulo Artaxo

Doutor em Física pela USP, onde é professor titular, trabalhou na NASA e nas universidades de Antuérpia, Lund e Harvard. Especialista em física aplicada a questões ambientais, é membro do IPCC e integrou a equipe que foi agraciada com o Prêmio Nobel da Paz de 2007. Membro titular da ABC, recebeu o prêmio Fissan-Pui-TSI da International Aerosol Research Associations, a comenda da Ordem do Mérito Científico Nacional e o Prêmio Almirante Álvaro Alberto.

Ciência Humanas e Sociais: Lourdes Sola

Graduada em Ciências Sociais pela USP, doutorada em Ciência Política por Oxford e pós-doutorada no Instituto Kellog da Universidade de Notre Dame, é livre-docente da USP. Ocupou a Cátedra Rio Branco de Estudos Brasileiros na Universidade da Califórnia (Berkeley) e foi uma das fundadoras do Comité de Pesquisa "Democratization in Regional Perspective" da IPSA, instituição que presidiu. É membro da ABC, do International Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA) e recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Ciência Humanas e Sociais: Naércio Aquino Menezes Filho

Graduado em Economia pela USP e doutorado pela University College London (1997), é professor titular do Centro de Políticas Públicas do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa, professor associado da USP e consultor da Fundação Itaú Social.

Ciências Biomédicas: Walter Colli

Graduado em Medicina pela USP, doutor em Bioquímica, livre-docente pelo Instituto de Química da USP, instituição da qual foi diretor, é coordenador Adjunto da Diretoria Científica da FAPESP. Foi diretor do Instituto Butantan, diretor do Instituto de Relações Internacionais da USP, presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e diretor-geral da Associação Brasileira da Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS). É membro da ABC e da TWAS, tendo recebido a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e o prêmio Almirante Álvaro Alberto de Ciência e Tecnologia.

Ciências da Saúde: Roger Chammas

Graduado em Medicina, é doutor em Ciências Biológicas pela USP e pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, em São Paulo. Foi pesquisador visitante no Friedrich-Miescher Institut, na Suíça, na Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos e no Moffitt Cancer Reserch Center. Professor titular de Oncologia da USP, coordena o Centro de Investigação Translacional em Oncologia. É membro titular da ABC.

Ciências Agrárias: Paulo Arruda

Biólogo formado pela Universidade Católica de Campinas e pós-doutorado no Biochemistry Department, Rothamsted Experimental Station, na Inglaterra. Colaborou na organização do Programa Genoma FAPESP, coordenou o Projeto Genoma da Cana-de-Açúcar, foi sócio fundador da empresa Alellyx Applied Genomics e é responsável pelo Centro de Biologia Química de Proteínas Quinases da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que integra o Structural Genomics Consortium (SGC). É membro titular da ABC e recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Ciências Biológicas: Aníbal Vercesi

Graduado em Medicina pela Unicamp e pós-doutorado pela Johns Hopkins University School of Medicine, foi professor adjunto de Microbiologia na University of Illinois, presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e é professor titular de Bioquímica da Unicamp. É membro da ABC e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.