Edital visa apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas. Propostas devem estar relacionadas aos temas tratados pelos CEPIDs, CPEs e CCDs da FAPESP (imagem: Pixabay)

FAPESP lança chamada PIPE-TC – Centros
26 de abril de 2023

Edital visa apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas. Propostas devem estar relacionadas aos temas tratados pelos CEPIDs, CPEs e CCDs da FAPESP

FAPESP lança chamada PIPE-TC – Centros

Edital visa apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas. Propostas devem estar relacionadas aos temas tratados pelos CEPIDs, CPEs e CCDs da FAPESP

26 de abril de 2023

Edital visa apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas. Propostas devem estar relacionadas aos temas tratados pelos CEPIDs, CPEs e CCDs da FAPESP (imagem: Pixabay)

 

Agência FAPESP – A FAPESP anuncia o lançamento de uma chamada de propostas para a seleção de projetos de pesquisa no âmbito do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) - Transferência de Conhecimento, Fases 1 e 2 Direta.

A Fase 1 corresponde à Análise de Viabilidade Econômica e Técnico-Científica, e a Fase 2, ao Desenvolvimento da Proposta de Pesquisa e de Prova de Conceito.

Os projetos deverão estar voltados à pesquisa para o desenvolvimento de soluções inovadoras em empresas, em parceria com instituições de pesquisa, em temas relacionados aos tratados pelos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), Centros de Pesquisa em Engenharia/Centros de Pesquisa Aplicada (CPEs/CPAs) e Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs), financiados pela FAPESP.

O Programa CEPID financia projetos de pesquisa que abordam perguntas transformativas do conhecimento atual e cujos resultados possam ter impactos positivos para a sociedade. Já o programa CPE viabiliza sinergias entre a iniciativa privada e o setor acadêmico visando produzir e disseminar pesquisa de nível mundial, com a geração de alto impacto econômico e social por meio da inovação. E os CCDs conduzem pesquisa orientada a problemas específicos e com relevância social ou econômica para o Estado de São Paulo.

Podem apresentar propostas pesquisadores vinculados a empresas com até 250 empregados com unidade de pesquisa no Estado de São Paulo, que sejam spin-offs dos CEPIDs, CPEs/CPAs ou CCDs.

A empresa poderá ser constituída após a aprovação do mérito da proposta. Nesse caso, a concessão da proposta ficará condicionada à constituição formal da empresa.

O valor total a ser solicitado à FAPESP será de até R$ 300 mil para a Fase 1 e de até R$ 1,5 milhão para a Fase 2, sendo que pelo menos 30% e no máximo 50% do orçamento solicitado deverão ser alocados na instituição de pesquisa parceira. O restante do orçamento será executado pela empresa, que deverá desenvolver internamente sua parte das atividades de pesquisa.

A proposta deverá seguir as características do PIPE-TC, conforme normas disponíveis em: fapesp.br/pipetc. Poderá ser submetida pelo Sistema de Apoio à Gestão (SAGe), contendo os itens e documentos indicados no sistema.

Além dos recursos financeiros oferecidos, as equipes das propostas selecionadas serão elegíveis à participação no PIPE Empreendedor.

A seleção das propostas será realizada em duas etapas: enquadramento e análise de mérito. Na etapa de enquadramento serão verificados os requisitos de elegibilidade e a adequação dos documentos submetidos. Propostas com documentos incompletos ou insuficientes para análise de mérito não serão enquadradas.

A análise de mérito será feita com base em pareceres das coordenações de Área e Adjuntas da FAPESP, de acordo com os critérios para a seleção de projetos no âmbito do PIPE.

A FAPESP divulgará o resultado (aprovação ou não) enviando a cada proponente os pareceres técnicos. Os pareceres podem ser úteis para o aperfeiçoamento da proposta, seja ela aprovada ou não. A avaliação poderá compreender apresentações, entrevistas e/ou visitas à empresa-sede do projeto.

Para a chamada, não serão recebidas solicitações de reconsideração. A data-limite para submissão das propostas no SAGe é 31 de julho.

O edital está publicado em: fapesp.br/15994.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.