Pesquisas sobre segurança para dispositivos leves do tipo Internet of Things serão financiadas (foto:Intel)
Pesquisas sobre segurança para dispositivos leves do tipo Internet of Things serão financiadas
Pesquisas sobre segurança para dispositivos leves do tipo Internet of Things serão financiadas
Pesquisas sobre segurança para dispositivos leves do tipo Internet of Things serão financiadas (foto:Intel)
Agência FAPESP – A FAPESP e a Intel, por meio de seu University Research Office, anunciaram nova chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.
A chamada está aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, que podem submeter propostas de pesquisa relacionadas à segurança sobre canais colaterais para dispositivos baseados em systems-on-a-chip (SoC) para Internet of Things (IoT).
Espera-se que o uso de dispositivos leves do tipo SoC/IoT aumente significativamente nos próximos anos, criando novos desafios de pesquisa em face às limitações de recursos de hardware, energia, custos, largura de banda e exposições a intervenções físicas.
O fácil acesso a dispositivos SoC/IoT cria oportunidades para ataques que explorem informações por canais colaterais, a fim de obter chaves criptográficas, dados com acesso controlado, ou outros tipos de informação protegida.
O desafio lançado pela chamada é o desenvolvimento de novas abordagens para a segurança de dispositivos leves SoC/IoT, que possam se tornar protegidos contra ataques por canais colaterais. Espera-se que as abordagens sejam fundamentadas em casos do mundo real, com nível de generalidade que as tornem aplicáveis a uma ampla gama de dispositivos.
Apesar de os pesquisadores poderem se concentrar em tipos específicos de ataques, o foco do trabalho deve estar em soluções de segurança robustas contra ataques por canais colaterais e não em novas técnicas para a realização desses tipos de ataques.
As propostas de pesquisa devem endereçar um ou mais dos seguintes três vetores de pesquisa: Criptografia, Comunicação de Dados e Software.
Intel e FAPESP destinarão um total de US$ 200 mil para atender às propostas selecionadas, que poderão ter até dois anos de duração.
Os interessados em participar da chamada deverão atender às condições do Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) da FAPESP.
As propostas serão recebidas até o dia 29 de agosto de 2014.
A chamada está disponível em: www.fapesp.br/8701
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.