Menção distingue pesquisadores que “expandem as fronteiras das descobertas científicas e impulsionam o desenvolvimento econômico” (Foto:IME/USP)
Menção distingue pesquisadores que “expandem as fronteiras das descobertas científicas e impulsionam o desenvolvimento econômico”
Menção distingue pesquisadores que “expandem as fronteiras das descobertas científicas e impulsionam o desenvolvimento econômico”
Menção distingue pesquisadores que “expandem as fronteiras das descobertas científicas e impulsionam o desenvolvimento econômico” (Foto:IME/USP)
Agência FAPESP – A Association for Computing Machinery (ACM) reconheceu 45 membros por suas contribuições individuais para o avanço da ciência, da engenharia e da educação em computação. Fábio Kon, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e coordenador adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP, foi nomeado na categoria “Distinguished Scientists”. Kon é o segundo brasileiro a receber a láurea da ACM: Carlos Lucena, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a recebeu em 2009.
Além de Kon, único representante do Brasil, foram considerados “Distinguished Scientists”, “Distinguished Educators” e “Distinguished Engineers” profissionais que atuam em universidades, empresas e instituições de pesquisa da Áustria, Canadá, China, Hong Kong, Índia, Itália, Coreia, Japão, Holanda, Singapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.
"As contribuições de nossos destacados membros conduzem a avanços que melhoram nossas vidas, expandem as fronteiras da descoberta científica e impulsionam o desenvolvimento econômico ", afirmou Vicki L. Hanson, presidente da ACM, sublinhando que a lista dos 45 laureados mostra que, nesse campo do conhecimento, “a excelência não tem fronteiras”.
“Fiquei muito feliz e honrado com o prêmio pois ele reconhece todo o esforço que eu e meus alunos fizemos nos últimos 15 anos. Mas o mais importante são as portas que esse título pode abrir para o futuro em termos de colaborações internacionais para pesquisa de alto nível”, afirmou Kon.
A ACM é a maior sociedade científica da computação do mundo, reunindo educadores de computação, pesquisadores e profissionais com o objetivo de inspirar o diálogo, compartilhar resultados e endereçar novos desafios científicos.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.