Estudantes de medicina da Unicamp se destacam com prêmio e bolsa | AGÊNCIA FAPESP

Estudantes de medicina da Unicamp se destacam com prêmio e bolsa Caio Fernando Biolcatti, bolsista de iniciação científica, venceu o Prêmio Adolfo Lutz na categoria “Ciência Básica”. Bruno Loyola tornou-se o primeiro aluno do Programa Pesquisador em Medicina a receber bolsa de doutorado direto da FAPESP (fotos: acervos pessoais)

Estudantes de medicina da Unicamp se destacam com prêmio e bolsa

30 de novembro de 2022

Agência FAPESPCaio Fernando Biolcatti, aluno do quinto ano de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) e orientando do professor Licio Velloso, coordenador do Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC), conquistou o primeiro lugar no 31º Congresso Médico Acadêmico da Unicamp.

O OCRC é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Unicamp.

Intitulado “A gestação como fator protetor contra alterações da microbiota intestinal associadas à obesidade”, o trabalho de Biolcatti foi destaque no Prêmio Adolfo Lutz, na categoria “Ciência Básica”. Bolsista da FAPESP, o estudante recebeu o prêmio no dia 5 de novembro.

Outro orientando de Velloso que se destacou recentemente foi Bruno Loyola, também da FCM-Unicamp. Ele tornou-se o primeiro aluno do Programa Pesquisador em Medicina, da Comissão de Pós-Graduação da FCM, a ser contemplado com uma bolsa de doutorado direto da FAPESP.

Loyola participará de pesquisa que tem como objetivo definir a identidade das células que participam da resposta imune em pacientes infectados com o SARS-CoV-2, vírus causador da COVID-19.

O Programa Pesquisador em Medicina permite ao aluno interromper o curso de graduação no início do sétimo ou nono semestre para cursar disciplinas de pós-graduação, na qualidade de aluno especial, nos moldes do que é feito no exterior com os programas de Master Degree e Philosophy Doctor.

O objetivo do programa é identificar os alunos de graduação que tenham vocação para ser cientistas.

Mais informações em https://bit.ly/3GK1uKM e https://bit.ly/3VwaSG9.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados