Agência Espacial Brasileira lança, no Distrito Federal, projeto de ensino e popularização de assuntos científicos
Agência Espacial Brasileira lança, no Distrito Federal, projeto de ensino e popularização de assuntos científicos
Segundo informações da agência vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o objetivo é levar assuntos da área espacial para a sala de aula, promovendo a capacitação de professores e o interesse pela ciência nos alunos. "O principal é que os jovens sejam estimulados a pensar e a criar", disse o presidente da AEB, Luiz Bevilacqua.
O físico Ernst Hamburger, que proferiu a primeira palestra do AEB Escola, apresentou para a platéia de alunos e professores alguns experimentos práticos. Com um compressor para encher pneu de bicicleta e uma garrafa de plástico, demonstrou a Lei de Ação e Reação, princípio de propulsão dos foguetes. Convidou também alguns estudantes para andar de skate e verificar as Leis de Newton.
O Centro Educacional N° 5 de Taguatinga, onde o AEB Escola foi lançado, abrigará a experiência piloto que se estenderá ao longo de 2004. A agência e a Secretaria de Educação estudam a implantação do projeto em outras escolas do Distrito Federal em 2005.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.