Conselho da SBPC define candidatos
28 de março de 2005

Conselheiros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência definem nomes que concorrerão no processo eleitoral deste ano. O atual presidente, Ennio Candotti, concorre à reeleição

Conselho da SBPC define candidatos

Conselheiros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência definem nomes que concorrerão no processo eleitoral deste ano. O atual presidente, Ennio Candotti, concorre à reeleição

28 de março de 2005

 

Agência FAPESP - O atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ennio Candotti, é o nome indicado pelo conselho da instituição para concorrer, por enquanto sozinho, ao cargo máximo da instituição.

A principal associação científica brasileira terá eleições este ano em data a ser definida. O novo presidente comandará as atividades da instituição por dois anos.

Além da reeleição de Candotti, o conselho indicou, na semana passada, uma lista de nomes para ocupar outros cargos da diretoria – qualquer grupo de cem sócios pode indicar novos candidatos para participar do pleito. Foram definidos três nomes para concorrer às vagas de vice-presidente que estarão em aberto: Dora Fix Ventura (reeleição), Celso Melo (UFPE) e Renato Balão Cordeiro (Fiocruz/RJ).

Os demais cargos, e os respectivos concorrentes, são: secretaria-geral, Lisbeth Cordani (IMT/USP); secretários, Célia Pires (reeleição), Ingrid Sarti (UFRJ) e Malcon Brandeburgo (Federal de Uberlândia); tesoureiro, Peter Mann de Toledo (Museu Goeldi), e segunda tesoureira, Keti Tenenblat (reeleição).

Segundo o estatuto da instituição todos os sócios em dia com o pagamento das mensalidades estão aptos para participar do processo eleitoral. Como também manda o regulamento da SBPC, as eleições são por voto direto e secreto.

Confira também a lista dos candidatos indicados às 13 vagas para o quadriênio 2005/2009 no Conselho da SBPC:
Área A (2 vagas) – Antonio José Silva Oliveira (MA), Charles Roland Clement (AM) e Luís Carlos Lima Silveira (PA).
Área B (4 vagas) – Amilcar Baiardi (BA), José Antonio Aleixo da Silva (PE), Lindberg Lima Gonçalves (CE), Mário de Souza Araújo Filho (PB) e Silke Weber (PE).
Área C (2 vagas) – Fernanda Sobral (DF), Lauro Morhy (DF), Lúcio Antonio de Oliveira Campos (MG) e Paulo Teixeira de Souza Jr. (MT).
Área D (1 vaga) – Francisco Emmerich (ES) e Robeto Lent (RJ).
Área E (1 vaga) – Aldo Malavasi (SP), Catarina Takahashi (SP) e Regina Pekelmann Markus (SP).
Área F (3 vagas) – Carlos Alexandre Netto (RS), Euclides Fontoura da Silva Jr. (PR), Márcia da Matta (MS) e Zelinda Braga Hirano (PR).


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.