Cana melhorada
25 de fevereiro de 2004

Instituto Euvaldo Lodi, do CNI, lança edital para contratação de estudo sobre a competitividade da cana-de-açúcar. O objetivo é ajudar no desenvolvimento e a criação de novos empreendimentos do setor no Nordeste

Cana melhorada

Instituto Euvaldo Lodi, do CNI, lança edital para contratação de estudo sobre a competitividade da cana-de-açúcar. O objetivo é ajudar no desenvolvimento e a criação de novos empreendimentos do setor no Nordeste

25 de fevereiro de 2004

 

Agência FAPESP - Instituições de pesquisa e de ensino superior de todo o país têm até 5 de março para enviar propostas para o edital do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de contratação de estudos que possibilitem o desenvolvimento do setor produtivo de cana-de-açúcar, especialmente no Nordeste.

O programa é uma parceria do IEL, entidade integrante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o Serviço Brasileiro da Micro e Pequena Empresa (Sebrae). O objetivo é o "estudo sobre a competitividade do sistema agroindustrial da cana-de-açúcar e de prospecção e viabilidade técnica, econômica, social e ambiental de novos empreendimentos baseados na utilização de matérias primas originadas da cana-de-açúcar e seus derivados".

O IEL destaca o avanço obtido pelo setor sucroalcooleiro nos últimos anos no Brasil e a importância adquirida pela cana-de-açúcar como matéria-prima agroindustrial. Entretanto, justifica a necessidade do estudo para manter a competitividade no "cenário atual do padrão de concorrência no mercado internacional, de persistência de barreiras comerciais e de surgimento de novas barreiras técnicas para o comércio exterior".

O IEL pretende aplicar os resultados do estudo para a "redinamização" do setor sucroalcooleiro no Nordeste, que tem apresentado, segundo o instituto, "dinamismo técnico-econômico diferenciado, particularmente quando comparado com a região Sudeste".

O processo seletivo de contratação do estudo está orçado em R$ 450 mil, com recursos do IEL e do Sebrae. As propostas, de no máximo 40 páginas impressas, deverão ser enviadas, junto com uma cópia em disquete, até as 18h do dia 5 de março, para a sede do instituto.

Mais informações: http://www.iel.org.br/html/edital.htm ou (61) 317-9360.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.