Governo japonês oferece bolsas para brasileiros em duas modalidades: língua e cultura japonesa e treinamento para professores de nível médio e fundamental. Inscrições estão abertas de 1º a 12 de março
Governo japonês oferece bolsas para brasileiros em duas modalidades: língua e cultura japonesa e treinamento para professores de nível médio e fundamental. Inscrições estão abertas de 1º a 12 de março
Para tentar a Bolsa de Estudos para Língua e Cultura Japonesa, o candidato deve ser estudante universitário do curso de letras (japonês). É necessário ainda que tenha nacionalidade brasileira, entre 18 e 29 anos e disponibilidade de embarque entre setembro e outubro de 2004. A bolsa tem duração de um ano e valor de 135 mil ienes mensais (cerca de R$ 3,6 mil).
O candidato deve verificar antecipadamente a área, o curso e a universidade onde gostaria de estudar no Japão. O conteúdo do curso varia de acordo com a universidade. Segundo o Consulado do Japão, há dois tipos de curso. O primeiro é basicamente voltado para o desenvolvimento da língua japonesa, com suplementos sobre a vida e a cultura japonesas. O outro tem um enfoque contrário, centrado na vida e a cultura japonesas e com desenvolvimento da língua de maneira suplementar.
A Bolsa para Treinamento de Professores do Ensino Fundamental e/ou Médio exige que o candidato tenha nível universitário ou magistério e experiência de pelo menos cinco anos como professor do nível fundamental ou médio, da rede estadual, municipal ou particular. A experiência comprovada pode ser também como orientador pedagógico, assistente educacional ou diretor.
O candidato deve ter nacionalidade brasileira, até 34 anos em 1º de outubro de 2004, fluência em japonês ou inglês e disponibilidade de embarque na primeira semana de outubro. O período da bolsa irá de outubro de 2004 a março de 2006. Haverá aulas de língua japonesa nos primeiros seis meses da bolsa para quem não tiver o domínio suficiente da língua. O valor da bolsa é de 175 mil ienes mensais (cerca de R$ 4,7 mil).
Não existe um número de vagas definido para as duas modalidades de bolsas. Segundo o Consulado do Japão, a quantidade está diretamente relacionada ao desempenho dos candidatos.
O governo japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, oferece cinco tipos diferentes de bolsas de estudo para brasileiros em universidades públicas japonesas. As bolsas de estudo são oferecidas pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo desde 1956.
Mais informações: www.sp.br.emb-japan.go.jp ou (11) 287-0100.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.