Pesquisador desenvolve um guia sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva a seus alunos (foto: divulgação)
Pesquisador da USP desenvolve um guia prático com informações sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva para seus alunos
Pesquisador da USP desenvolve um guia prático com informações sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva para seus alunos
Pesquisador desenvolve um guia sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva a seus alunos (foto: divulgação)
Agência FAPESP - Uma dissertação de mestrado apresentada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP), deu origem a uma ferramenta útil: um guia com todas as instruções necessárias para que as instituições de ensino superior comecem a explorar mais os recursos da informática em benefício dos cursos a distância.
O guia, que será publicado na forma de livro no começo do próximo ano, conta com informações sobre diferentes modelos de cursos acessíveis via internet. Além disso, a publicação reunirá toda a análise de requisitos de como uma instituição deve proceder para implementar uma plataforma de ensino exclusiva para seus alunos.
"Os conceitos disponíveis no livro poderão ser utilizados para a criação de novos cursos a distância em qualquer área do conhecimento", disse Carlos Alberto Seixas, analista de sistemas e autor do trabalho, à Agência FAPESP. "A intenção é oferecer conhecimento técnico suficiente para que um maior número de professores dê início a suas atividades didáticas em ambientes virtuais de ensino", explica.
Seixas garante que, com o auxílio do guia, os professores terão maior contato com o universo da educação a distância em uma linguagem mais acessível, sem o jargão técnico da informática. "O professor poderá se familiarizar mais rapidamente com os conceitos técnicos e ministrar uma disciplina inteira no ambiente virtual."
Para testar a eficácia das informações do guia, o pesquisador adaptou os dados e criou uma plataforma de ensino a distância exclusiva para a disciplina de enfermagem. O trabalho teve como base o software Teleduc, uma plataforma de educação a distância criada pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
"O Teleduc é distribuído gratuitamente e está sendo utilizado por várias instituições de ensino e pesquisa. Os dados do guia podem ser adaptados a qualquer plataforma de ensino disponível no mercado", explica Seixas. "No caso da disciplina de enfermagem, ao mesmo tempo em que aprendem conteúdos em sala de aula, os alunos terão à disposição, por exemplo, uma série de exercícios complementares na web."
Mais informações: seixas@eerp.usp.br.
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