Pesquisador desenvolve um guia sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva a seus alunos (foto: divulgação)

Aulas no ambiente virtual
11 de outubro de 2005

Pesquisador da USP desenvolve um guia prático com informações sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva para seus alunos

Aulas no ambiente virtual

Pesquisador da USP desenvolve um guia prático com informações sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva para seus alunos

11 de outubro de 2005

Pesquisador desenvolve um guia sobre como uma instituição de ensino deve proceder para implementar uma plataforma de educação a distância exclusiva a seus alunos (foto: divulgação)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Uma dissertação de mestrado apresentada na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), da Universidade de São Paulo (USP), deu origem a uma ferramenta útil: um guia com todas as instruções necessárias para que as instituições de ensino superior comecem a explorar mais os recursos da informática em benefício dos cursos a distância.

O guia, que será publicado na forma de livro no começo do próximo ano, conta com informações sobre diferentes modelos de cursos acessíveis via internet. Além disso, a publicação reunirá toda a análise de requisitos de como uma instituição deve proceder para implementar uma plataforma de ensino exclusiva para seus alunos.

"Os conceitos disponíveis no livro poderão ser utilizados para a criação de novos cursos a distância em qualquer área do conhecimento", disse Carlos Alberto Seixas, analista de sistemas e autor do trabalho, à Agência FAPESP. "A intenção é oferecer conhecimento técnico suficiente para que um maior número de professores dê início a suas atividades didáticas em ambientes virtuais de ensino", explica.

Seixas garante que, com o auxílio do guia, os professores terão maior contato com o universo da educação a distância em uma linguagem mais acessível, sem o jargão técnico da informática. "O professor poderá se familiarizar mais rapidamente com os conceitos técnicos e ministrar uma disciplina inteira no ambiente virtual."

Para testar a eficácia das informações do guia, o pesquisador adaptou os dados e criou uma plataforma de ensino a distância exclusiva para a disciplina de enfermagem. O trabalho teve como base o software Teleduc, uma plataforma de educação a distância criada pelo Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

"O Teleduc é distribuído gratuitamente e está sendo utilizado por várias instituições de ensino e pesquisa. Os dados do guia podem ser adaptados a qualquer plataforma de ensino disponível no mercado", explica Seixas. "No caso da disciplina de enfermagem, ao mesmo tempo em que aprendem conteúdos em sala de aula, os alunos terão à disposição, por exemplo, uma série de exercícios complementares na web."

Mais informações: seixas@eerp.usp.br.


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