Em comemoração aos seus 56 anos, CNPq entrega diploma de pesquisador emérito a dez grandes nomes da pesquisa científica e tecnológica nacional
Em comemoração aos seus 56 anos, CNPq entrega diploma de pesquisador emérito a dez grandes nomes da pesquisa científica e tecnológica nacional
O evento ocorreu em comemoração aos 56 anos de criação da agência de fomento, criada em 17 de abril de 1951 para fomentar projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento.
Segundo o CNPq, o objetivo da homenagem é reconhecer o trabalho daqueles que dedicam, com excelência, uma vida inteira à pesquisa. Instituído em 2005, o título é destinado a pesquisadores radicados no Brasil há pelo menos dez anos.
Além do diploma, os pesquisadores receberão passagens aéreas e até seis diárias para a participação em congresso científico, no país ou no exterior. A escolha dos nomes, feita pelo Conselho Deliberativo do CNPq, levou em conta o conjunto da obra e o reconhecimento dos pesquisadores junto à comunidade científica.
Os homenageados foram Firmino Torres de Castro, Gerhard Jacob, José Ferreira Fernandes, Lindolpho de Carvalho Dias, Luis Rey, Luiz de Queiroz Orsini, Otto Richard Gottlieb, Paulo Emílio Vanzolini, Ricardo de Carvalho Ferreira e Theodor August Johannes Maris.
Biografias dos homenageados estão no site do CNPq, em www.cnpq.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.