AEB lança concurso de desenho
31 de outubro de 2005

Ação de divulgação do setor espacial tem a participação do MCT e do cartunista Ziraldo, que produziu a cartilha O menino astronauta, em distribuição nas escolas

AEB lança concurso de desenho

Ação de divulgação do setor espacial tem a participação do MCT e do cartunista Ziraldo, que produziu a cartilha O menino astronauta, em distribuição nas escolas

31 de outubro de 2005

 

Agência FAPESP - O Brasil assinou com a Rússia, no dia 18, o acordo que permitirá a ida do tenente-coronel Marcos Pontes à Estação Espacial Internacional (ISS) na nave Soyuz. Para a Agência Espacial Brasileira (AEB), Pontes, primeiro brasileiro a fazer uma viagem espacial, deverá se tornar inspiração para crianças e adolescentes.

Para incentivar ainda mais o interesse pela área espacial, a AEB e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) criaram, com a participação do cartunista Ziraldo, o concurso de desenho "Brasil e o espaço", voltado para estudantes do ensino fundamental, com idade entre 10 e 15 anos, e do ensino médio, entre 13 e 18 anos. O lançamento do concurso será realizado na segunda-feira (31/10), às 16h, no Pátio Brasil Shopping, em Brasília.

"Concursos como esse estimulam os alunos a conhecer as atividades do Brasil no campo espacial, assunto que nem sempre eles vêem na escola", disse Sergio Gaudenzi, presidente da AEB, em comunicado da instituição.

Os trabalhos devem estar baseados em alguma das diversas ações em curso no setor espacial, como satélites de observação terrestre, veículos lançadores e foguetes para a realização de experimentos científicos. O prazo final para inscrições é 25 de novembro.

A iniciativa tem sido divulgada nas escolas em conjunto com a cartilha O menino astronauta, feita por Ziraldo. "A idéia principal da cartilha é chamar a atenção da garotada para a importância do programa espacial brasileiro e o seu papel no desenvolvimento do país", explica o cartunista.

A partir da publicação, AEB e MCT esperam que os participantes adquiram mais subsídios para elaborar trabalhos escolares. "A cartilha e o concurso se complementam. Por meio da cartilha a garotada toma conhecimento do que é o programa espacial brasileiro e pode se inspirar para criar sua própria história ou desenho", diz Ziraldo.

O vencedor do concurso ganhará uma visita, em companhia do professor, ao complexo do programa espacial em São José dos Campos (SP), que inclui as instalações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Instituto de Aeronáutica e Espaço.

Mais informações: www.aeb.gov.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.