Físico foi professor do Instituto de Química da Unesp e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)

Edição especial do periódico Eclética Química presta homenagem ao cientista José Arana Varela
13 de abril de 2022

Físico foi professor do Instituto de Química da Unesp e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP

Edição especial do periódico Eclética Química presta homenagem ao cientista José Arana Varela

Físico foi professor do Instituto de Química da Unesp e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP

13 de abril de 2022

Físico foi professor do Instituto de Química da Unesp e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP (foto: Léo Ramos Chaves/Pesquisa FAPESP)

 

Agência FAPESP – O periódico Eclética Química Journal, mantido pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Araraquara, publicou uma edição especial em homenagem ao cientista José Arana Varela, falecido em 18 de maio de 2016, aos 72 anos de idade.

Varela foi o primeiro docente da Unesp a assumir o cargo de diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP. Foi também membro do Conselho Superior da Fundação de 2004 a 2010 e seu vice-presidente de 2007 a 2010. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, fundador e diretor da Agência Unesp de Inovação e coordenador em Inovação do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Era membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Sociedade Brasileira de Física, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências.

Como pesquisador, Varela tinha grande experiência em ciência de materiais, com ênfase em materiais cerâmicos, especialmente em estudos com filmes finos, materiais ferroelétricos e dielétricos, varistores, propriedades de contorno de grãos e sinterização.

A nova edição de Eclética Química Journal está disponível no site da revista desde 11 de abril, data de nascimento do homenageado, com prefácio escrito pelo professor Elson Longo, diretor do CDMF, e pelo professor Juan Andrés, professor da Universitat Jaume I (Espanha) e parceiro do CDMF.

“Esta é uma excelente oportunidade para celebrar um dos físicos mais notáveis, que sempre esteve muito à frente de seu tempo graças a uma combinação única de conhecimentos científicos, visão, criatividade de longo alcance, motivação e dedicação”, destacam Longo e Andrés para a redação da Agência FAPESP.

A edição especial conta com dez artigos científicos. Para o editor da revista, o professor da Unesp Assis Vicente Benedetti, “a homenagem ao professor José Arana Varela com a publicação deste número especial se fundamenta em sua enorme contribuição para a área de materiais, especialmente materiais cerâmicos, com destaque para a preparação, caracterização, estudo de propriedades físicas, químicas e físico-químicas e em aplicações tecnológicas de interesse de várias indústrias nacionais”.

Benedetti enfatiza que, como consequência da liderança em pesquisa, Varela atuou fortemente com outros docentes do campus de Araraquara na concepção e montagem de vários laboratórios de pesquisa modernamente equipados, como os de microscopia eletrônica de varredura e transmissão, materiais cerâmicos, síntese hidrotérmica, entre outros.

Criada em 1976, a revista Eclética Química Journal publica artigos de revisão relacionados a pesquisas científicas, artigos originais resultantes de trabalhos de pesquisa em todas as áreas da química, incluindo as de ensino, meio ambiente e materiais, além da publicação de notas técnicas. A revista apresenta periodicidade trimestral, sendo mantida pelo Instituto de Química da Unesp. As edições são publicadas em inglês somente no site da revista, na forma eletrônica.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.