Notice: Undefined index: email in /srv/www/htdocs/agencia.fapesp.br/includes/public.php on line 80 CEM disponibiliza mapas eleitorais de eleições | Agência FAPESP :: Notícias

Centro de Estudos da Metrópole divulga mapas de São Paulo para a eleição de 2008, ilustrando os votos para prefeito e vereador. Quase 7 milhões de eleitores compareceram no primeiro turno (CEM)

Notícias

CEM disponibiliza mapas eleitorais de eleições

30/08/2012

Agência FAPESP – O Centro de Estudos da Metrópole (CEM) disponibilizou na internet novos mapas do município de São Paulo para a eleição de 2008, ilustrando os votos para prefeito e vereador.

Os pesquisadores do CEM – um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP – realizaram uma atualização de seus Mapas Eleitorais, produzindo mapas que ilustram a distribuição dos votos do eleitorado paulistano em 2008. Já estavam disponíveis mapas referentes às eleições municipais paulistanas de 2000 e 2004.

Segundo o CEM, foi elaborado um retrato dessas eleições, possibilitando verificar em quais regiões estava localizado o eleitorado dos principais candidatos.

Nas eleições municipais de 2008, quase 7 milhões de eleitores compareceram no primeiro turno aos 1,7 mil locais de votação da cidade de São Paulo para manifestar suas preferências sobre quem seria o novo prefeito da capital, assim como eleger os ocupantes das 55 cadeiras da Câmara dos Vereadores.

Foram 11 candidatos a disputar o primeiro turno para prefeito nesta eleição, e para cada um está disponível o mapa de votação, além dos mapas do segundo turno.

Quanto ao pleito legislativo, estão disponíveis os mapas de todos os vereadores eleitos, assim como os mapas dos votos de legenda e do desempenho total (votos de legenda + votos nominais) para os partidos que chegaram a eleger algum vereador na referida eleição. Também se encontram os mapas dos votos brancos e nulos para todos os pleitos. No total são 102 mapas eleitorais.

Os dados utilizados referentes aos resultados eleitorais são oriundos da base disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral. As bases cartográficas são do acervo do CEM. Acompanham o levantamento as correspondentes notas metodológicas.

Base de dados eleitorais

Disponíveis na área de Base de Dados (área “Transferência” do site do CEM), os dados eleitorais foram ampliados recentemente pela incorporação de novas informações: dados referentes às eleições no Brasil entre 1994 e 2010.

Feito por pesquisadores do Grupo de Estudos Eleitorais do CEM, o levantamento oferece os resultados das eleições para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais agregados por município, para todo o Brasil.

Encontram-se disponíveis os resultados tanto em número absoluto de votos como em proporção calculada com base na totalização do comparecimento de cada eleição.

Acompanham esses dados os dicionários correspondentes com as informações sobre as variáveis e um arquivo com a base cartográfica dos municípios do país, além de uma tabela com os partidos políticos brasileiros no período de 1994 a 2010.

As informações são disponibilizadas no site do CEM e podem ser acessadas livremente, bastando se cadastrar.

O CEM mantém ainda em sua Base de Dados informações sobre: Demografia, Desigualdade Social, Divisão Territorial, Educação, Eleições, Empresas, Logradouros, Saúde, além de Eleições.

Mais informações: www.centrodametropole.org.br.
 

REPORTAGENS E NOTÍCIAS MAIS LIDAS DO MÊS

BOLETINS DA AGÊNCIA FAPESP

« AnteriorPróximo »

Escolha o dia para ler o boletim da Agência FAPESP desde 2003

Revista Pesquisa FAPESP
Leia a nova edição da revista
Pesquisa FAPESP
Banner FAPESP - Alpha Crucis