Coleção de madeiras da Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu possui mais de 2.400 amostras, principalmente de zonas tropicais (imagem: FCA-Unesp)

Xiloteca da Unesp entra em catálogo internacional
18 de abril de 2019

Xiloteca da Unesp entra em catálogo internacional

18 de abril de 2019

Agência FAPESP – A Xiloteca “Profa. Dra. Maria Aparecida Mourão Brasil”, localizada no Departamento de Ciência Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, foi registrada no catálogo Index Xylariorum 4.1 que reúne coleções de madeira de todo o mundo.

A coleção tem como principal objetivo apoiar estudos científicos em madeiras. É fonte de informações para a pesquisa, fornecendo possibilidades de identificação e resgate de dados sobre procedência, coletores, local onde estão depositadas as exsicatas e outras informações que auxiliam em estudos.

Exsicata é uma amostra de planta prensada e em seguida seca numa estufa, fixada em uma cartolina de tamanho padrão acompanhada de uma etiqueta ou rótulo contendo informações sobre o vegetal e o local de coleta, para uso em estudos botânicos.

A coleção é formado por doações recebidas de diferentes xilotecas de todo o mundo e também contém amostras de espécies do Cerrado, coletadas na região centro-oeste do Estado de São Paulo.

A xiloteca da Unesp possui mais de 2.400 amostras de madeiras (cerca de 570 gêneros que estão incluídos em 126 famílias), com ênfase nas espécies de regiões tropicais. A partir de 2004, as coletas foram sistematizadas e a coleção passou a incluir periodicamente amostras de espécies lenhosas de vários hábitats, principalmente do Cerrado paulista.

A FAPESP apoiou a xiloteca por meio do Projeto Temático “Estudos morfológicos, anatômicos, histoquímicos e ultraestruturais em plantas do Cerrado (Senso lato) do Estado de São Paulo” e dos projetos “Padrões e variações anatômicas do lenho de espécies arbustivas e arbóreas de Cerrado do Estado de São Paulo” e “Sazonalidade cambial, tecidos vasculares e de proteção em espécies do Cerrado paulista”.

As informações da xiloteca também podem ser acessadas via Centro de Referência em Informação Ambiental no projeto speciesLink.

Mais informações: https://bit.ly/2PcXV34.