Três bolsistas participarão de projeto na área de eletrônica têxtil, em empresa com apoio PIPE-FAPESP. Inscrições até 22 de abril (foto: Wikimedia Commons)

Vagas de treinamento técnico em engenharia elétrica e química
10 de abril de 2020

Três bolsistas participarão de projeto na área de eletrônica têxtil, em empresa com apoio PIPE-FAPESP. Inscrições até 22 de abril

Vagas de treinamento técnico em engenharia elétrica e química

Três bolsistas participarão de projeto na área de eletrônica têxtil, em empresa com apoio PIPE-FAPESP. Inscrições até 22 de abril

10 de abril de 2020

Três bolsistas participarão de projeto na área de eletrônica têxtil, em empresa com apoio PIPE-FAPESP. Inscrições até 22 de abril (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O projeto “Filamentos eletricamente condutores incorporando nanomateriais e aplicações em eletrônica têxtil” dispõe de três vagas de treinamento técnico nível dois (TT-2) com bolsas da FAPESP. As inscrições estão abertas até o dia 22 de abril de 2020.

O projeto é desenvolvido na empresa AG Têxtil, em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, em Campinas. A AG Têxtil tem apoio da FAPESP por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).

Um dos bolsistas auxiliará engenheiros no desenvolvimento dos sistemas eletrônicos sobre tecidos, incluindo as telas sensíveis ao toque. As atividades incluirão montagem de componentes em placas, desenho de PCBs, medidas elétricas e testes de funcionalidades.

O candidato deve ser aluno do último ano ou egresso do nível médio técnico em engenharia ou áreas correlatas. Deverá ter experiência em programação de microcontroladores, desenvolvimento de digital, programação LabVIEW para automação de testes, aquisição e tratamento de dados, além de vivência em bancada de laboratório de eletrônica.

O bolsista da segunda vaga auxiliará na seleção das formulações de diferentes nanomateriais e acompanhará a quantidade de fios a serem tingidos, além de realizar caracterizações físico-químicas de rotinas para monitoramento das reações, dispersões e uniformidade de tingimento. Além disso, acompanhará os ensaios de caracterização mecânica dos fios e de lavagem.

O candidato deve ser aluno do último ano ou egresso do nível médio técnico em química têxtil ou áreas correlatas. São pré-requisitos: familiaridade com o equipamento e estudo das formulações e dispersões de nanomateriais versus quantidade de fios a serem tingidos; conhecimento de técnicas de caracterizações mecânicas e de lavagem dos fios e tecidos e de caracterizações de uniformidade do nanotingimento.

O treinamento do bolsista da terceira vaga inclui estudo de preparação de nanofios de prata em grande escala e de dispersão de nanofios de prata e nanotubos de carbono de parede única e múltiplas. Paralelamente, ele irá fazer as caracterizações físico-químicas das reações e dispersões de nanomateriais.

O candidato deve ser aluno do último ano ou egresso do nível médio técnico em química ou áreas correlatas. Deve ter experiência em planejar reações químicas envolvidas na preparação de nanofios de prata em grande escala, preparar dispersões de nanomateriais de nanofios de prata e nanotubos de carbono a serem utilizadas para o nanotingimento dos fios e caracterizar físico-quimicamente, por meio de técnicas microscópicas, os nanomateriais a serem utilizados no nanotingimento.

As inscrições podem ser feitas por e-mail endereçado à coordenadora do projeto Renata Cristiano Nome (rcnome@gmail.com).

Mais informações sobre as vagas em: www.fapesp.br/oportunidades/3575, www.fapesp.br/oportunidades/3576 e www.fapesp.br/oportunidades/3577.

A Bolsa TT-2 tem valor de R$ 878,00 mensais e é voltada para alunos de cursos técnicos de nível médio e superior, sem reprovações em seu histórico escolar e sem vínculo empregatício, para dedicação de 16 a 40 horas semanais (o valor da bolsa a ser paga será proporcional ao número de horas semanais) às atividades de apoio ao projeto de pesquisa.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.