Evento será em setembro, na cidade de Ribeirão Preto. As inscrições terminam em 28 de fevereiro (foto: Doodlart/Pixabay)

Unifesp promove Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre biologia das células-tronco
20 de janeiro de 2023
EN ES

Evento será em setembro, na cidade de Ribeirão Preto. As inscrições terminam em 28 de fevereiro

Unifesp promove Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre biologia das células-tronco

Evento será em setembro, na cidade de Ribeirão Preto. As inscrições terminam em 28 de fevereiro

20 de janeiro de 2023
EN ES

Evento será em setembro, na cidade de Ribeirão Preto. As inscrições terminam em 28 de fevereiro (foto: Doodlart/Pixabay)

 

Agência FAPESP – A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoverá na cidade de Ribeirão Preto, entre os dias 16 e 24 de setembro, a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Biologia das Células-Tronco.

O evento reunirá um time renomado de palestrantes nacionais e internacionais, entre eles Alysson Muotri (Universidade da Califórnia, San Diego, nos Estados Unidos), Marius Wernig (Universidade Stanford, Estados Unidos), Sina Bartfeld (Universidade Técnica de Berlim, Alemanha), Lygia da Veiga Pereira (Universidade de São Paulo), Marimélia Porcionatto (Unifesp) e Stevens Rehen (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

A organização ocorre no âmbito do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), com financiamento da FAPESP e em parceria com a International Society for Stem Cell Research (ISSCR), organização independente sem fins lucrativos que busca promover a excelência na ciência das células-tronco e aplicações para a saúde humana.

Um dos objetivos da escola é estimular entre jovens estudantes e pesquisadores o interesse em pesquisas com células-tronco, de modo que cientistas brasileiros possam continuar a desempenhar um papel global significativo nos avanços científicos da área. Outra meta é encurtar a distância entre pesquisa fundamental e aplicada, com foco em terapia com células-tronco e bioengenharia de tecidos.

O evento servirá também como ferramenta de informações para o Stem Cell Biology Syllabus and Learning Guide, um guia on-line de código aberto desenvolvido pela ISSCR Education Committee com a finalidade de aprimorar o conhecimento sobre células-tronco para alunos de graduação, pós-graduação e medicina. Outra intenção dos organizadores é corrigir a desinformação generalizada sobre células-tronco e suas aplicações terapêuticas com comunicação científica baseada em evidências. Nesse sentido, um artigo sobre o guia foi publicado recentemente no Stem Cell Reports, um periódico científico da Cell Press.

Podem participar da ESPCA estudantes de graduação, pós-graduação e pós-doutorandos. No total, serão selecionados cem participantes, que receberão financiamento de viagem, seguro (para participantes estrangeiros), acomodação e refeições durante todo o evento. Serão priorizados candidatos matriculados em programas de pós-graduação que desenvolvam dissertação ou tese em biologia de células-tronco e temas correlatos.

Os interessados devem se inscrever até 28 de fevereiro, pelo site do evento. É preciso apresentar carta de interesse especificando a importância do curso para sua formação e desenvolvimento de seu projeto de pesquisa, resumo do projeto de pesquisa, carta de recomendação do orientador ou supervisor, histórico escolar para os alunos de graduação e pós-graduação e currículo destacando realizações de trabalhos científicos relevantes, como prêmios e publicações. A apresentação de resumo dos dados da pesquisa para apresentação de pôster no simpósio é opcional.

O local exato do encontro ainda será definido.

Mais informações em www.sbbc.org.br/spsas-stemcellbiology/.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.