Unicamp tem processo seletivo para doutorado em ambiente e sociedade | AGÊNCIA FAPESP

Unicamp tem processo seletivo para doutorado em ambiente e sociedade São oferecidas 15 vagas, com ingresso no primeiro semestre de 2021. As linhas de pesquisa são nas áreas das ciências sociais e biológicas (imagem: Unicamp/divulgação)

Unicamp tem processo seletivo para doutorado em ambiente e sociedade

17 de setembro de 2020

Agência FAPESP – O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está com inscrição aberta até 16 de outubro de 2020 para doutorado em ambiente e sociedade.

São oferecidas 15 vagas, com ingresso no primeiro semestre de 2021. As linhas de pesquisa são nas áreas das ciências sociais e biológicas.

Os principais objetivos do programa são a produção de pesquisa científica de ponta em ambiente e sociedade e a formação de profissionais especializados para o meio, para centros e institutos de pesquisa e também para a prestação de serviços de planejamento, consultoria e assessoria em órgãos públicos, associações da sociedade civil e empresas.

As linhas de pesquisa no programa envolvem projetos em caracterização e conservação da biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, restauração da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, dinâmicas sociais, demográficas, políticas, territoriais e econômicas da sustentabilidade, uso de recursos naturais e dos patrimônios: conhecimentos, saberes e memórias, conflitos e aspectos históricos e político-institucionais, mudanças ambientais globais e sustentabilidade.

As inscrições deverão ser realizadas mediante envio dos documentos digitalizados em formato PDF pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica da Unicamp, exceto a carta de recomendação, que deverá ser enviada pelo seu próprio autor para o e-mail pgamb@unicamp.br até o dia do encerramento do processo de inscrição.

Os documentos exigidos para inscrição são: formulário de inscrição preenchido, currículo Lattes digitalizado, histórico escolar da graduação, histórico escolar e diploma do mestrado ou comprovante de experiência em pesquisa, carta de apresentação, carta de aceite do orientador ou orientadora do doutorado, carta de recomendação, projeto de pesquisa de no máximo 20 páginas, comprovante de proficiência em língua inglesa digitalizado e arquivo de três publicações de artigos científicos.

O processo seletivo será constituído por quatro etapas eliminatórias. A primeira consiste na homologação da documentação entregue pelo candidato na inscrição. Na segunda, haverá avaliação do projeto de pesquisa e currículo. Na terceira, será realizada remotamente a prova de inglês, supervisionada por membros da Comissão do processo seletivo por meio de conexão por Google Meet. Na quarta etapa, será realizada entrevista do candidato por videoconferência, mediante agendamento.

Os resultados serão divulgados a cada fase nos sites do Nepam e do Doutorado em Ambiente e Sociedade até dia 7 de dezembro.

Mais informações em: https://bit.ly/3jkTQHI.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados